RS: Pelotas vai ganhar Distrito Logístico: estrutura para caminhões na BR-116
- crossbbrasil
- 13 de set.
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de set.
Pré-projeto em Pelotas prevê “Distrito dos Caminhões”, espaço junto à BR-116 com pátio de manobra, serviços de apoio e descanso para transportadores.

Pelotas, no Sul do RS, pode se tornar referência logística com o pré-projeto “Distrito dos Caminhões”, apresentado pelo prefeito Fernando Marroni (PT). A proposta prevê pátio de manobras e estacionamento de 3.000 m², edificações de apoio (300 m²), vias internas e acessos (1.200 m²) e 500 m² de áreas verdes, totalizando cerca de 5.000 m².
Localizado às margens da BR-116, o distrito conecta-se às BRs 392 e 293, além do Porto de Rio Grande e da fronteira uruguaia, reforçando o papel estratégico de Pelotas no transporte de cargas e escoamento da safra. Hoje, o município carece de estrutura regulada para caminhoneiros, prevista na política nacional de Pontos de Parada e Descanso (PPD).
A Associação Comercial de Pelotas (ACP) apoia o projeto, que deve reduzir congestionamentos e organizar o tráfego pesado, principalmente agrícola. O desafio inclui estudo técnico, recursos, licenças e questões fundiárias, mas especialistas defendem que a iniciativa aumentará a segurança, reduzirá custos operacionais e impulsionará o desenvolvimento econômico local com empregos diretos e indiretos.
COM INFORMAÇÕES DE : SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES RS - DNIT - PORTOS RS - CNT





Comentários