top of page

AutoFlight revela eVTOL de 5 toneladas

  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

[EDIÇÃO 01/2026 - 01 A 10/02] - - Matrix realiza voo público com transição completa entre decolagem vertical e cruzeiro.


JOGO RÁPIDO:

A AutoFlight, empresa que tem sedes na China e na Alemanha apresentou o Matrix, considerado o primeiro eVTOL do mundo na classe de 5 toneladas. O modelo utiliza propulsão distribuída e asas fixas para máxima eficiência. A aeronave foi projetada para missões de carga e logística regional.



A fabricante sino-germânica AutoFlight, atuante no setor de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical não tripulados, conhecidos pela siglas eVTOP, apresentou o V5000 Matrix, pioneiro na classe de 5 toneladas. A empresa realizou uma demonstração pública na China, no início de fevereiro, com transição completa de voo  da decolagem vertical ao cruzeiro horizontal e, posteriormente, ao pouso vertical.O teste técnico registrou a alternância entre os modos VTOL e asa fixa. Durante a operação, o Matrix executou as fases de voo de forma sequencial, utilizando sistemas de propulsão elétrica distribuída, controles de voo e aerodinâmica híbrida. O modelo possui peso máximo de decolagem de 5.700 kg e capacidade de carga útil de 1.500 kg.


Os eVTOLs (electric Vertical Take-Off and Landing) são componentes da mobilidade aérea avançada. Diferentemente de helicópteros, esses modelos utilizam múltiplos motores elétricos e arquitetura com asas fixas para sustentação durante o voo de cruzeiro. A configuração visa a eficiência energética por meio da redução de arrasto aerodinâmico. O Matrix foi projetado para missões de carga e operações logísticas regionais, servindo como plataforma para transporte urbano e intermunicipal, inclusive de passageiros. A classe de 5 toneladas estabelece um novo patamar de alcance operacional e volume de carga em relação aos projetos de menor porte disponíveis no mercado.

O desenvolvimento aparece em um cenário de expansão do setor de mobilidade aérea. Fabricantes e startups submetem projetos para certificações regulatórias junto a autoridades como a EASA (Europa) e a FAA (Estados Unidos), etapas obrigatórias para a entrada em operação comercial e o cumprimento de normas de segurança.


A transição de voo ocorre quando a aeronave encerra a sustentação vertical gerada por rotores e inicia a sustentação aerodinâmica pelas asas. O procedimento exige a integração entre software de comando, controle eletrônico de motores e estabilidade estrutural. A demonstração do Matrix é um registro técnico da evolução desses sistemas.


O modelo integra o portfólio da AutoFlight para o mercado de mobilidade urbana e logística aérea regional. Dados do setor indicam que aeronaves desta categoria são projetadas para operar em áreas com infraestrutura terrestre limitada ou alta densidade de tráfego, visando a otimização de rotas logísticas específicas.

Existem variáveis pendentes para a operação em larga escala. A infraestrutura de vertiportos, a regulamentação do tráfego aéreo urbano, a padronização técnica de baterias e a viabilidade econômica do modelo de negócio são os pontos remanescentes para a consolidação comercial do segmento de eVTOLs.


A apresentação do Matrix faz parte da movimentação global por certificação e escala industrial. Outras empresas do setor também avançam em cronogramas de testes de voo e estabelecem parcerias estratégicas para viabilizar a produção em série e a manutenção das frotas aéreas elétricas. Ao atingir a marca de 5 toneladas, oa aeronave altera a capacidade de carga da categoria e indica o direcionamento do setor para aeronaves elétricas de maior porte. O foco do projeto abrange tanto o transporte de mercadorias pesadas quanto a futura adaptação para o transporte de passageiros.


A continuidade dos testes de desempenho, segurança e eficiência energética determinará o cronograma de introdução dessas aeronaves pesadas no mercado. O sucesso das etapas regulatórias atuais é o fator que definirá a viabilidade comercial do projeto dentro da presente década de desenvolvimento.



LIGAÇÕES EXTERNAS : AIR CARGO WEEK - AUTOFLIGHT -  EASA - FAA - JOBY AVIATION - ARCHER AVIATION


Comentários


WZAP.png

© 2025 - CUBO MÁGICO INFO - A REVISTA EM MOVIMENTO - UMA VOLTA AO MUNDO DO TRANSPORTE DE CARGAS E DA LOGÍSTICA

bottom of page