top of page

Oi? COMO É QUE É ? PETRÓLEO BRANCO.

Atualizado: 14 de jan. de 2022

Você já conhecia essa expressão? Pois eu não. Para mim, petróleo tinha cor de...petróleo.

ENERGIA LIMPA - Publicação original 11.12.2020 Fecebook – Digital Highway




Bom, se estivéssemos falando daquele de origem fóssil que quando utilizado depois de transformado em um monte de coisas, como combustíveis que enchem a Terra de Co2 e devasta o planeta. Esse não mudou de cor.

Estamos falando na verdade do lítio, aquele minério usado na fabricação das baterias, inclusive as dos carros e caminhões elétricos. Aliás, uma das características mais festejadas desses veículos é a utilização limpa.

Mas sempre existe um chato na parada. Um jornalista chamado Oliver Balch, do jornal The Guardian, fez uma matéria imensa (e bota imensa nisso), segundo apurou que o processo de mineração pode provocar mais carbono que os veículos convencionais. Afirma e confirma:

“Os materiais e a energia extras envolvidos na fabricação de uma bateria de íon-lítio significam que, atualmente, as emissões de carbono associadas à produção de um carro elétrico são maiores do que as de um veículo movido a gasolina ou diesel - em até 38%, de acordo com alguns cálculos."

Oi? Como é que é?

Sacanagem da fonte querendo botar água no chope? Histeria de militante ou verdade? Sabe-se lá. O fato é que não existe moeda com um lado só. Durma-se com tanta fumaça!

bottom of page