top of page

Naufrágio do cargueiro MV Blythe é localizado após 50 anos.

Pesquisa confirma localização do naufrágio do MV Blythe Star, que afundou na costa da Tasmânia em 1973 com dez tripulantes a bordo. O navio foi encontrado durante uma expedição para estudar um deslizamento submarino e está intacto no fundo do mar.


Intacto a 150 m de profundidade

Resumo:

  • O cargueiro MV Blythe Star foi um navio de carga costeiro que desapareceu na costa da Tasmânia há quase 50 anos.

  • O navio estava viajando de Hobart para King Island quando, em 13 de outubro de 1973, virou e afundou repentinamente no sudoeste da Tasmânia .

  • Os 10 tripulantes conseguiram escapar em uma balsa salva-vidas inflável, mas três deles morreram antes que os sobreviventes fossem resgatados 12 dias depois, mas nenhum vestígio do navio foi encontrado pelos socorristas .

  • A localização foi confirmada pelo RV Investigator em 12 de abril de 2023 durante uma viagem de pesquisa de 38 dias para estudar um deslizamento submarino na costa oeste da Tasmânia .

  • A embarcação está localizada a cerca de 10,5 km a oeste do Cabo Sudoeste da Tasmânia e está a 150 metros de água .

  • O naufrágio estava coberto com um crescimento mínimo de algas e algas marinhas, e algumas estruturas mostravam sinais de danos, principalmente na popa.

O MV Blythe Star era um navio de carga costeiro que transportava álcool de Hobart para King Island quando, em 13 de outubro de 1973, virou e afundou repentinamente. Os dez tripulantes conseguiram escapar em um bote salva-vidas inflável, mas três deles morreram antes de serem resgatados 12 dias depois. O naufrágio provocou a maior busca marítima já realizada na Austrália até então, mas nenhum vestígio do navio foi encontrado.

A localização do MV Blythe Star foi confirmada pelo navio de pesquisa (RV) Investigator da CSIRO em 12 de abril de 2023, durante uma viagem de pesquisa de 38 dias liderada pela Universidade da Tasmânia. A viagem incluiu um projeto "piggyback" para investigar um naufrágio não identificado que havia sido detectado por embarcações pesqueiras e levantamentos anteriores do fundo do mar na região.

A investigação envolveu o mapeamento sistemático do naufrágio usando ecobatímetros multifeixe e uma inspeção visual usando duas câmeras subaquáticas. Os dados de mapeamento e as imagens de vídeo coletados pelo RV Investigator foram capazes de confirmar que o naufrágio era o MV Blythe Star.

O navio está intacto e sentado na posição vertical no fundo do mar, com a proa apontando para o noroeste. A inspeção visual usando as câmeras subaquáticas foi capaz de identificar características-chave para confirmar o naufrágio, incluindo parte do nome do navio - "STAR" - na proa. O naufrágio estava coberto com um crescimento mínimo de algas e algas marinhas, e algumas estruturas mostravam sinais de danos, especialmente na popa. Mais notavelmente, a casa do leme do navio não está mais presente.

Vários animais marinhos foram observados no e ao redor do naufrágio, incluindo lagostas, cardumes de peixes e vários lobos-marinhos, que foram filmados nadando ao redor do naufrágio. Os dados do projeto foram fornecidos às agências estaduais e nacionais de patrimônio marítimo como parte do processo de relatório para o Banco de Dados Cultural Subaquático Australasiano (AUCHD). Espera-se que os dados de mapeamento e as imagens coletadas possam fornecer informações adicionais para ajudar a responder perguntas sobre o que causou o afundamento do navio.





 

Ligações externas:

bottom of page