top of page

LEITURA RÁPIDA: Como o hidrogênio verde está se expandindo globalmente.

O hidrogênio verde é um combustível limpo que pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e atingir as metas climáticas globais. É produzido a partir da eletrólise da água usando energia renovável, como eólica ou solar e pode ser usado em diversos setores, como transporte, indústria, geração de eletricidade e aquecimento.


Abaixo, algumas das principais informações.


Acredite, o H2 vem mesmo aí

  • O hidrogênio verde pode fornecer até 25% das necessidades energéticas mundiais até 2050 e se tornar um mercado de US$ 10 trilhões até 2050, de acordo com o Goldman Sachs.


  • A Agência Internacional de Energia (IEA) lançou o Global Hydrogen Review, relatório anual que acompanha a produção e a demanda H2 no mundo e o progresso em áreas críticas como desenvolvimento de infraestrutura, comércio, política, regulação, investimentos e inovação.


  • Relatório mostra que o gás baixo carbono representou cerca de 0,1% da produção global de hidrogênio em 2020, mas que há mais de 200 projetos em andamento ou anunciados para aumentar essa participação nos próximos anos.


  • O estudo também destaca que o custo aiu cerca de 40% desde 2015 e pode cair mais 40% até 2030 com a redução dos custos da energia renovável e das tecnologias de eletrólise.


  • O produto tem o potencial de contribuir para a segurança energética e a diversificação das fontes de energia, especialmente em regiões com alta dependência de combustíveis fósseis ou importados.


  • Mas, há desafios para a expansão global, como a falta de padronização, regulamentação e incentivos para sua produção e uso, a necessidade de desenvolver infraestruturas de transporte e armazenamento adequadas e seguras, e a concorrência com outras fontes de energia mais baratas ou estabelecidas.





 

Ligações Externas:


bottom of page