top of page

Hidrogênio verde produzido com quase 100% de eficiência usando água do mar.

Atualizado: 18 de mai. de 2023

A Universidade de Adelaide lidera pesquisas que evitam o uso de fontes de água doce cada vez mais esgotadas.


Texto-base original - Evrim Yazgin, para Cosmos (Austrália)


Água do mar é dividida

Não está exatamente dividindo o Mar Vermelho, mas novas pesquisas sobre a divisão da água do mar para produzir hidrogênio podem ser um milagre científico que nos coloca em um caminho para substituir os combustíveis fósseis pela alternativa ambientalmente amigável.


"Dividimos a água do mar natural em oxigênio e hidrogênio com quase 100% de eficiência, para produzir hidrogênio verde por eletrólise, usando um catalisador tão precioso e barato em um eletrólito comercial", diz o líder do projeto, professor Shi-Zhang Qiao, da Escola de Engenharia Química da Universidade de Adelaide.


Eletrólise é o processo de divisão da água (H2O) em hidrogênio e oxigênio usando eletricidade. Assim, o processo em si requer energia. O processo também requer catalisadores. Mas nem todos os catalisadores são criados iguais. Os catalisadores usados na eletrólise tendem a ser metais preciosos raros como irídio, rutênio e platina. Catalisadores típicos não preciosos são catalisadores de óxido de metais de transição, por exemplo, óxido de cobalto revestido com óxido de cromo.


“É sempre necessário tratar a água impura a um nível de pureza da água para eletrolisadores convencionais, incluindo dessalinização e deionização, o que aumenta o custo de operação e manutenção dos processos”, diz Zheng. “Nosso trabalho fornece uma solução para utilizar diretamente a água do mar sem sistemas de pré-tratamento e adição de álcalis, o que mostra um desempenho semelhante ao do eletrolisador de água pura madura à base de metal existente.”


A equipe espera ampliar seu experimento para produção comercial na geração de células de combustível de hidrogênio e síntese de amônia.

A pesquisa foi publicada na Nature Energy .


bottom of page