top of page

Entre polêmicas, vem aí a Tesla Cybertruck

Atualizado: 22 de jan. de 2022

Com dos motores e andando “feito um caranguejo”, nas palavras do próprio fabricante, a pick-up é esperada com ansiosa curiosidade.


A grande expectativa do mercado em relação à Tesla é a Cybertruck cujo lançamento em 2019 causou certo constrangimento a Elon Musk (assista o vídeo na galeria). Segundo o site Olhar Digital, os brasileiros já podem comprar o veículo que deve chegar por aqui por algo em torno de 1 milhão de Reais, dependendo do valor do dólar.


Mas não é só, antes mesmo de entrar em operação a caminhonete de Musk já “copiada”,” clonada” ou apenas inspirou a chinesa EdisonFuture. O site Canaltech, por exemplo, diz que a A Tesla segue sendo uma inspiração para empresas mundo afora e, mesmo na China, maior mercado de carros elétricos do planeta, ainda há espaço para mais inventividade — ou cópia descarada.


Polêmicas à parte, leia abaixo um compilado de matérias publicadas na primeira semana de dezembro pelo site português PPWARE/SAPO . Na nossa galeria você encontrará uma seleção de cinco vídeos sobre o assunto.

 
Elon Musk já definiu a produção inicial da Tesla Cybertruck e terá 4 motores

Uma das próximas novidades da Tesla será a Cybertruck. Esta foi já apresentada ao público, mas ainda está longe de ser uma realidade no mercado e sem pode ser comprada pelos consumidores. Do que se sabe estar estará prestes a entrar em produção.



Cybertruck, grande aposta da Tesla

Ainda sem muitos dados, tem sido Elon Musk a revelar mais sobre esta pickup com design futurista. Na continuação deste cenário, o homem forte da Tesla revelou agora que a Cybertruck terá o seu modelo inicial definido e com especificações certas.

Todos os planos apontam para o 2022 como a altura em que a produção da Cybertruck vai ser iniciada pela Tesla. A marca estará ainda a definir vários parâmetros desta pickup, enquanto altera e prepara as suas linhas de produção.


Ainda assim, a marca terá já fechado muito do que pretende para iniciar a produção do seu utilitário. Esta informação surgiu do próprio Elon Musk, em resposta a uma questão recebida num tweet de um dos seus seguidores: “A produção inicial será de 4 variantes de motor, com controle de torque de resposta ultrarrápida independente de cada roda”


Assim, e do que Elon Musk revelou, a Tesla Cybertruck inicial terá 4 motores independentes, cada um presente nas suas 4 rodas. Estes vão ter um elevado desempenho e uma resposta muito rápida, independente em cada roda desta pickup.


Para além desta questão, Elon Musk acabou por ser confrontado com mais algumas dúvidas dos internautas. Uma delas veio relançar uma questão já com algum tempo, e que até já tinha tido resposta antes. Tudo se foca na direção e a forma como a Cybertruck conseguirá virar: “terá direção nas rodas dianteiras e traseiras, não apenas como um tanque - ele pode dirigir diagonalmente como um caranguejo”.


Está assim conhecida mais alguma informação essencial sobre a Cybertruck da Tesla. Elon Musk deverá continuar a desempenhar o seu papel e a revelar mais sobre esta sua pickup e o que esta irá trazer até à sua entrada em produção.


Empresa chinesa “clonou” a Cybertruck da Tesla.

Embora o seu lançamento esteja a ser constantemente adiado, a Cubertruck é a grande promessa da Tesla. Antecipando-se, uma empresa chinesa criou uma pickup elétrica bastante semelhante à da fabricante de Elon Musk.


EF1-T - Clone ou evolução ?

A empresa chinesa EdisonFuture desenvolveu uma pickup, que poderá assemelhar-se à Cybertruck da Tesla. O caminhão elétrico e solar esteve, recentemente no Los Angeles Auto Show, dá-se pelo nome de EF1-T e pretende lançar cartas no melhoramento do alcance.


Apesar de ser bastante semelhante, a pickup da empresa chinesa possui uma diferença notável: inclui um painel que carrega o caminhão através do Sol. De acordo com a EdisonFuture, o painel solar retrátil pode proteger qualquer coisa que se coloque na plataforma com cerca de dois metros. Para a empresa, a pickup chama-se "Armadillo Armor", tendo uma forma inclinada e os painéis com aspeto de telha

Segundo a análise da AutoWeek, o grande problema das fabricantes que apostam neste design de pickup é conseguir que os consumidores gostem, e queiram, um veículo arrojado, indo além do convencional.


Ainda assim, no caso da Tesla, a Cybertruck parece estar a reunir muitos interessados, uma vez que já acumula mais de 1,2 milhões de reservas. Apesar disso, a fabricante já confirmou que voltou a atrasar a produção da pickup elétrica para o próximo ano.

A EdisonFuture é uma subsidiária da SPI Energy – que também é proprietária da Phoenix Motorcars - e, por isso, deverá possuir mais tecnologia para melhorar a sua pickup. Recentemente, a SPI Energy anunciou uma colaboração com a Icona Design, para planear uma gama de veículos elétricos privados e comerciais. Então, a EF1-T é um dos primeiros resultados desse plano.

Xiaofeng Peng, CEO da SPI Energy conta que "a visão para EdisionFuture e Phoenix Motorcars é serem líderes no transporte sustentável com foco na eficiência energética e no design inovador. Estamos satisfeitos por colaborar com a Icona Design para trazer esta visão à realidade".

bottom of page