top of page

Cresce o uso de IA para gerenciamento de embarcações.

Atualizado: 16 de jun. de 2023

Plataformas de tecnologia da informação baseadas em nuvem permitem acesso remoto às informações sobre operações de embarcações hidroviárias.


Leitura rápida:

  • Transporte hidroviário usa IA e dados.

  • Plataformas baseadas em Inteligência artificial integram dados e geram insights.

  • Além, da inteligência artificial, análise de dados otimizam recursos e reduzem custos.

  • Navis Smarta Wärtsilä, a Kongsberg Maritime e a IBM oferecem Plataformas, permitem gerenciar embarcações remotamente.


I.A. No comando.

As plataformas de tecnologia da informação são ferramentas essenciais para o setor hidroviário. Elas permitem o acesso remoto às informações sobre as operações de embarcações, como rotas, cargas e condições climáticas. Os dados dados fornecidos facilitam - e muito - a gestão, a segurança e a eficiência do transporte fluvial.

Essas soluções permitem que os gestores tenham acesso remoto a todas as informações sobre as operações, incluindo administração da tripulação, comunicações e solicitações de serviços baseadas no navio, a partir do escritório. As plataformas de IA e análise de dados podem auxiliar na otimização do uso dos recursos, na redução de custos e na melhoria da segurança e da qualidade dos serviços prestados.


Um exemplo de plataforma que oferece esse tipo de serviço é a Navis Smart, desenvolvida pela empresa Navis, baseada em nuvem que integra dados provenientes de diferentes fontes, como sensores, sistemas operacionais e dispositivos móveis, e os transforma em insights acionáveis para os gestores. A plataforma também utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para prever cenários futuros e sugerir ações preventivas ou corretivas.

Outras empresas que atuam nesse segmento são a Wärtsilä, a Kongsberg Maritime e a IBM. Todas elas oferecem soluções que visam tornar o transporte hidroviário mais inteligente, sustentável e competitivo.


Segundo especialistas, esse tipo de solução pode trazer diversos benefícios para os clientes, como aumentar a produtividade, a eficiência e a rentabilidade das operações, reduzir o consumo de combustível e as emissões de carbono, melhorar a segurança dos trabalhadores e das cargas, e facilitar a tomada de decisão baseada em dados.




 

LIGAÇÕES EXTERNAS:




bottom of page