top of page

Caminhão a hidrogênio da Toyota leva 54 toneladas

O Uno é um caminhão movido a hidrogênio desenvolvido pela Toyota em parceria com a Fenix Marine Services.


O UNO da Toyota

Leitura rápida


  • Caminhão usa o mesmo sistema do Toyota Mirai, o primeiro carro a hidrogênio vendido Sistema consiste em cilindros de hidrogênio que alimentam uma célula de combustível, que gera eletricidade e água como subproduto

  • O Uno trabalha no porto de Los Angeles e em um centro de distribuição da Toyota na Califórnia

  • Veículo tem autonomia de cerca de 480 quilômetros com um tanque cheio de hidrogênio

  • ·Toyota é uma das pioneiras na tecnologia de célula de combustível e já vende o Mirai em alguns países


 

A Toyota revelou em Los Angeles, nos Estados Unidos, o caminhão que foi desenvolvido para um programa de testes de emissão zero.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa sobre este veículo, ele tem a capacidade de carregar até 54 toneladas. O conjunto mecânico é formado por um trem de força que conta com o mesmo sistema básico do Toyota Mirai a hidrogênio, o primeiro carro do tipo a ser vendido em série no mundo.


Este sistema é composto por cilindros de hidrogênio que alimentam a célula de combustível, que utiliza o elemento para gerar corrente elétrica. Na parte da frente, existe uma grade que serve para coletar o oxigênio que se junta aos átomos de hidrogênio e formam água, sendo este o único produto que acaba sendo emitido pelo caminhão.

O Uno foi feito para ser usado no porto de Los Angeles, onde participou de uma série de 16 experimentos com caminhões de emissão zero em 2022. Agora, ele trabalha em um centro de distribuição de peças da Toyota em Torrance, na Califórnia.

Segundo o site americano Carscoops, o Uno é um dos primeiros caminhões a hidrogênio do mundo e tem como objetivo reduzir as emissões de gases poluentes no transporte de cargas. A Toyota afirma que o caminhão tem uma autonomia de cerca de 480 quilômetros com um tanque cheio de hidrogênio.

A montadora japonesa é uma das pioneiras na tecnologia de célula de combustível e já vende o Mirai em alguns mercados, como Japão, Estados Unidos e Europa. O carro tem um design futurista e também usa o hidrogênio como fonte de energia.




 

Ligações Extenas





bottom of page