top of page

Índice de transporte a granel seco BDI afunda para o ponto mais baixo desde junho de 2020

Granéis Sólidos estão mais expostos à China do que qualquer outro segmento de transporte


Greg Miller para FreightWaves


Transporte de commodities a granel: copo meio cheio e meio vazio

"As taxas spot estão com um início mais lento em 2023 na maioria dos segmentos de transporte", admitiu o analista da Jefferies, Omar Nokta, em sua nova perspectiva trimestral.


"Os ingredientes estão no lugar, no entanto, para uma recuperação nos próximos meses, especialmente após o Ano Novo Lunar."


Essa é a visão de "copo meio cheio" para o transporte de commodities a granel: as taxas caíram devido à sazonalidade normal combinada com um feriado de Ano Novo Lunar mais cedo do que o habitual e o efeito transitório da nova política COVID-19 da China. Seguir-se-á uma retomada.


A visão de "copo meio vazio": além da sazonalidade, a fraqueza generalizada da taxa no transporte marítimo aponta para o agravamento das pressões recessivas em todo o mundo, e o discurso de vendas de "reabertura da China" é exagerado.


Granéis sólidos - O granel seco – o maior comércio oceânico do mundo em volume – é quase sempre fraco no primeiro trimestre. Também está mais exposto à China do que qualquer outro segmento de transporte.


As taxas têm sido particularmente baixas este ano. O Baltic Dry Index (BDI) caiu para apenas 740 pontos na segunda-feira. Esse é o nível mais baixo desde junho de 2020, nos estágios iniciais da pandemia. O BDI caiu 41% desde o início deste ano e 87% desde seu último pico em outubro de 2021.


De acordo com a Clarksons Securities, as taxas spot para Capesizes - granéis maiores com capacidade de cerca de 180.000 toneladas de porte bruto (DWT) - caíram para US $ 6.100 por dia na segunda-feira, perto do ponto de equilíbrio de caixa.


As taxas spot para granéis de médio porte conhecidos como Panamaxes (65.000-90.000 DWT) estavam em US $9.500 por dia, metade das taxas de um ano atrás. As taxas para granéis menores conhecidos como Supramaxes (45.000-60.000 DWT) estavam em US $7.200 por dia, uma queda de 63% ano a ano.


Embora as taxas tenham caído, os estoques a granel seco foram na direção oposta, já que os pesquisadores antecipam uma recuperação da taxa. A Star Bulk (NASDAQ: SBLK) subiu 14% no acumulado do ano e a Genco Shipping & Trading (NYSE: GNK) subiu 12%.


De acordo com o analista de transporte da BTIG, Gregory Lewis, "Entendemos que o movimento [das ações] subiu, já que nos últimos 10 anos, o BDI se recuperou uma média de cerca de 10% em um mês após o Ano Novo Chinês e em torno de 30% nos dois meses após o Ano Novo Chinês".


Nokta afirmou que a reabertura da China será "um fator-chave de apoio nos próximos meses". Ele acredita que "terá um impacto materialmente positivo nos mercados de navegação, com navios-tanque e granéis sólidos sendo os principais beneficiários".


Navios-tanque brutos e de produtos - As taxas de petróleo bruto e navios-tanque de produtos continuam muito lucrativas e muito mais altas do que eram nesta época do ano passado. No entanto, eles estão em queda acentuada em relação às máximas do quarto trimestre.


As taxas spot para transportadores de petróleo muito grandes construídos na moderna (VLCCs; petroleiros que transportam 2 milhões de barris) estavam em US $ 38.200 por dia na segunda-feira, de acordo com Clarksons. Isso é o triplo das taxas de um ano atrás, mas quase dois terços a menos do que a alta de US $ 119.600 por dia no final de novembro.


As sanções ao petróleo russo - incluindo "auto-sanções" - afetam principalmente a demanda por Suezmaxes (petroleiros com capacidade de 1 milhão de barris) e Aframaxes (750.000 barris).


A consultoria Poten & Partners estima que as interrupções comerciais desde o início da guerra triplicaram a demanda combinada por Aframaxes e Suezmaxes medidos em toneladas-milhas (volume multiplicado por distâncias).


As taxas para esses navios-tanque recuaram das altas anteriores, mas menos do que as taxas do VLCC, provavelmente devido ao apoio às sanções. Clarksons estimou que as taxas para Aframaxes construídos de forma moderna eram de US $ 80.200 por dia na segunda-feira, mais de cinco vezes as taxas de um ano atrás, mas abaixo dos US $ 111.400 por dia no final de novembro.


As relativas aos navios-tanque de produtos também deram um grande passo para baixo. "As taxas dos navios-tanque de produtos têm sido mais suaves para começar 2023, embora existam vários fatores de força adicional pela frente", disse Nokta.


As taxas para os maiores navios-tanque de produtos modernos conhecidos como LR2s eram em média de US $ 36.700 por dia na segunda-feira, menos da metade da alta de US $ 88.100 por dia no início de dezembro. As taxas para navios-tanque de produtos de médio alcance (MR) foram em média de US $ 26.800 por dia, uma queda de quase dois terços em relação aos US $ 74.700 por dia no início de dezembro.


Já as de RM são fortemente impulsionadas pelas exportações de produtos refinados do Golfo dos EUA. Nokta observou que "as refinarias do Golfo dos EUA estão aumentando a atividade depois de fechar quase 3 milhões de barris por dia de capacidade no final do ano passado devido ao clima severo".


bottom of page