top of page

Volocopter e a DB Schenker apresentam o inovador drone de carga

Atualizado: 26 de jan. de 2022

A aeronave é autônoma e operada eletricamente e pode transportar até 200 quilos de carga com um alcance de até 40 quilômetros.


Fonte: Pesados e Mercadorias

O projeto Volocopter estã decolando - arte foto Dimas Barbosa Araujo

Comprometidos com a inovação nas cadeias de abastecimento, o pioneiro da mobilidade na aérea urbana, Volocopter, e o prestador de serviços de logística global, DB Schenker, estão a desenvolvendo em conjunto soluções para um transporte de mercadorias mais rápido e sem emissões. O drone de transporte pesado da Volocopter foi apresentado, pela primeira vez, aos políticos federais alemães durante a Conferência Nacional de Aviação (Nationale Luftfahrtkonferenz), no aeroporto de Berlim Brandenburg. Inúmeros políticos e representantes da indústria da aviação visitaram o VoloDrone.


A aposta da DB Schenker

"Os nossos clientes exigem limpeza, rapidez e soluções inovadoras para as suas cadeias de abastecimento. Quando a infraestrutura para os meios de transporte convencionais está sobrecarregados ou é inexistentes, os drones de carga oferecem uma oportunidade para repensar as rotas logísticas. As possíveis aplicações em logística são ilimitadas.

Através da nossa parceria com a Volocopter, esta visão está gradualmente a tornar-se realidade. O transporte através de drones está a tornar-se cada vez mais tangível. A Conferência Nacional de Aviação em Berlim oferece-nos uma excelente oportunidade de dar aos políticos alemães uma impressão viva disto", disse Jochen Thewes, CEO da DB Schenker.


Florian Reuter, CEO da Volocopter, disse: "O nosso VoloDrone será posto em prática onde o transporte terrestre clássico chega aos seus limites em logística, construção ou agricultura. Temos dez anos de experiência de voo e o nosso estatuto avançado no processo de certificações com a European Union Aviation Safety Agency (EASA) traz tremendas sinergias para todas as nossas aeronaves. A DB Schenker é um parceiro logístico líder, com o qual estamos a preparar o nosso VoloDrone especificamente para o uso comercial em diferentes aplicações logísticas".


O VoloDrone exposto na Conferência Nacional de Aviação é uma aeronave de teste da Volocopter com um contentor de transporte da DB Schenker. Em operação comercial, poderá cobrir distâncias de até 40 quilómetros. O Tem 9,15 metros de diâmetro e 2,15 metros de altura, pesa 600 quilos, com uma carga útil adicional de até 200 quilos. As operações por drone serão totalmente elétricas com capacidade autônoma para além da linha visual de visão (BVLOS).


Assista ao vídeo abaixo: VoloDrone primeiro voo público com integração logística com DB Schenker




O aparelho pode descolar e aterrar verticalmente. O primeiro voo teve lugar em 2019. Desde então, têm sido realizados testes de voo regulares em vários aeródromos no sul da Alemanha. As futuras aplicações logísticas de carga incluem locais de difícil ou mais lento acesso por outros meios, tais como ilhas, entregas em navios, transporte para regiões montanhosas, ou locais isolados das redes rodoviárias após desastres naturais. As entregas intercidades são também casos de utilização plausível.


A DB Schenker tem sido um investidor na Volocopter desde 2020. Jochen Thewes, CEO da DB Schenker, é membro do conselho consultivo. O objetivo é promover o desenvolvimento e lançamento no mercado da VoloDrone para a indústria logística. A DB Schenker testando inúmeras tecnologias inovadoras e voltadas para o futuro a nível mundial, a fim de tornar os seus serviços para os clientes ainda mais flexíveis, e amigáveis ao ambiente e reduzir ainda mais as emissões sonoras e a poluição

bottom of page