top of page

Viracopos recebe carga recorde de rosas colombianas para o Dia dos Namorados.

Atualizado: 26 de jun. de 2023

O Aeroporto de Campinas registra a maior importação de flores da sua história: 50 toneladas de rosas vindas da Colômbia.



O voo das rosas. Foto: Divulgação/Viracopos

Resumo:

  • Viracopos recebeu um Boeing 767-300F com 50 toneladas de rosas colombianas para o Dia dos Namorados.

  • As flores vieram em um voo da Colômbia que pousou na madrugada de 1º de junho e foram levadas para as câmaras frigoríficas do Terminal de Carga, onde permanecem em temperatura adequada por uma semana

  • Antes de serem liberadas para o transporte terrestre e distribuição passaram por uma inspeção especial de técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária.

  • O carregamento foi importado por quatro empresas brasileiras que atendem o mercado nacional de flores.

  • A operação especial para garantir a qualidade das rosas foi um desafio para a equipe do aeroporto, que tem experiência e infraestrutura para lidar com os mais variados tipos de carga.


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu na madrugada da quinta-feira (01.06) uma carga recorde de rosas colombianas para o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho. Um Boeing 767-300-F pousou com 50 toneladas de flores das mais variadas cores, que passaram por uma operação especial para garantir a qualidade e a conservação até a distribuição.


Segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, essa foi a maior importação de flores da história do terminal, que é o principal ponto de entrada de cargas do país. O carregamento foi importado por quatro empresas brasileiras e deve abastecer o mercado nacional e internacional.


As rosas foram levadas diretamente para as câmaras frigoríficas do terminal de carga, onde permaneceram armazenadas em temperatura adequada até a liberação. Elas passaram por uma inspeção especial de técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que verificaram a sanidade e a documentação das flores.


O terminal possui estrutura dedicada ao segmento de Cadeia Fria, com 3,1 mil m² de área e 11 câmaras frias com antecâmara que garantem a manutenção da temperatura. O aeroporto é o único da América Latina a ter uma câmara fria de congelados com ponto de ajuste de -18ºC, além de oferecer controle e monitoramento de temperatura 24 horas.


A Colômbia é o maior produtor e exportador de flores do mundo, com cerca de 80% da sua produção destinada aos Estados Unidos. O país sul-americano tem um clima favorável para o cultivo de rosas, que são consideradas as mais bonitas e resistentes do mercado.


O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o setor floricultor, que movimenta bilhões de reais por ano no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Flores e Plantas Ornamentais (Ibraflor), a expectativa é que as vendas cresçam 15% em relação ao ano passado.





 

Ligações Externas:

bottom of page