top of page

TuSimple, lança Hydron, produzindo caminhões de carga autônomos movidos a hidrogênio.

Atualizado: 18 de mai. de 2023

A proposta da empresa norte-americna é a de montar veículos voltados para longo curso movidos a energia verde,


Extraído da PRNewswire



Mo Chen, co-fundador da empresa de condução autônoma TuSimple (Nasdaq: TSP), com sede em San Diego, iniciou uma nova empresa, Hydron, comprometida em desenvolver, fabricar e vender caminhões movidos a hidrogênio equipados com tecnologia de condução autônoma L4. Chen está determinado a transformar o transporte de carga de longo curso através de caminhões autônomos movidos a hidrogênio tornando o transporte de caminhões mais seguro, limpo e mais eficiente, minimizando a pegada de carbono de caminhões pesados classe 8 em todo o mundo. Chen, um empresário canadense, co-fundou a empresa de tecnologia de condução autônoma TuSimple com o parceiro de negócios Xiaodi Hou em 2015. Tusimple rapidamente atraiu a atenção da gigante global de logística UPS, que investiu na empresa em 2019 antes de TuSimple se tornou público através de um IPO tradicional levantando US$ 1,3 bilhão em financiamento total. Em dezembro de 2021, a TuSimple consolidou seu status de líder no desenvolvimento de software de condução autônoma movido a IA, tornando-se a primeira e única empresa a operar com sucesso caminhões pesados de longo curso de forma autônoma em vias públicas abertas sem um humano no veículo e sem intervenção remota.




"O caminho para a comercialização de veículos autônomos requer a complexa integração de hardware e software. O maior desafio em trazer a condução autônoma ao mercado em escala não é o desenvolvimento de software, mas o acesso a hardware de produção em massa confiável, e agora com a Hydron, seremos capazes de fornecer hardware de nível automotivo especificamente para redes autônomas." - Mo Chen

A Hydron, empresa independente de propriedade privada e não é afiliada à TuSimple, planeja se tornar uma fornecedora líder de caminhões autônomos movidos a hidrogênio e infraestrutura de reabastecimento por meio de parcerias para se tornar um fornecedor completo de soluções para empresas de condução autônoma, frotas comerciais e transportadoras líderes. A Hydron também planeja colaborar com parceiros para construir uma fábrica na América do Norte para melhor atender aos desafios da cadeia de suprimentos dos EUA. Espera-se que a primeira geração de caminhões Hydron entre em produção em massa no terceiro trimestre de 2024, com um conjunto completo de sensores, unidades de computação e atuadores redundantes para atender aos requisitos de condução autônoma L4.


Sobre Hydron - Hydron, Inc. é uma empresa sediada no sul da Califórnia comprometida com o desenvolvimento, fabricação e vendas de caminhões autônomos autônomos movidos a propósito alimentados por células de combustível de hidrogênio. A companhia pretende se tornar a fornecedora líder de caminhões autônomos movidos a hidrogênio e infraestrutura de reabastecimento e se concentrará nos mercados norte-americano, europeu e do Oriente Médio.

bottom of page