top of page

Suvinil lidera reciclagem de tintas e embalagens.

A marca de tintas decorativas da Basf é pioneira em coletar e destinar sobras de tintas e embalagens de qualquer fabricante em pontos de venda parceiros.



Leitura rápida:

  • Suvinil recolhe embalagens e sobras de tintas

  • Programa de Logística Reversa é pioneiro no Brasil

  • Resíduos são reciclados ou coprocessados

  • Iniciativa economiza água, energia e evita CO2

  • Mais de 11 toneladas de material já processadas

  • Consumidores podem levar resíduos a lojas parceiras

  • Suvinil treina vendedores e informa clientes

  • Projeto visa facilitar jornada de pintura sustentável


A Suvinil, marca de tintas decorativas da Basf, lançou em 2020 um programa de Logística Reversa para facilitar o descarte apropriado de sobras de tintas e embalagens pelos consumidores e profissionais de pintura. A iniciativa, que segue os princípios da economia circular, é a primeira do setor a requalificar não somente latas, mas também resíduos de tintas, que são encaminhados para coprocessamento e viram energia para outros processos industriais.

O programa conta com mais de 80 pontos de coleta distribuídos pelo Brasil, onde os clientes podem levar as embalagens vazias ou com sobras de tinta de qualquer marca. O material é recebido pelos vendedores das lojas, que são treinados pela Suvinil para abordar o tema no momento da venda e conscientizar os consumidores sobre a importância do descarte correto. Os descartes ficam na loja até um operador retirá-los e levá-los para triagem.

Até maio de 2023, mais de 12 mil kg de material foram coletados pelo programa, sendo 45,4% reciclados e preservando recursos naturais como minério de ferro, carvão mineral e calcário. Além disso, o programa gerou impactos ambientais positivos como a economia de mais de 3 milhões de litros de água, a redução de 40,9 kg de emissão de CO2 na atmosfera e a economia de 391 kWh de energia.

Ariane Zanetti, Gerente de Relacionamento com os Profissionais da Pintura na Suvinil, afirma que o programa representa o compromisso da marca com a sustentabilidade e a facilitação da jornada de pintura. “Temos observado a importância de estarmos presentes com programas e ações que envolvem todas as etapas da economia circular. Com isso, após diversos feedbacks positivos apontando o valor da iniciativa, o projeto foi consolidado e se tornou definitivo”, diz.

Para saber mais sobre o programa de Logística Reversa da Suvinil e encontrar os pontos de coleta mais próximos, acesse: https://www.suvinil.com.br/sustentabilidade/descarte-de-tinta




 

Ligações Externas:

Comments


bottom of page