Soviético Antonov AN-12BP de 58 anos realiza operação em algumas cidades no Brasil

Atualizado: 14 de abr.


Recentemente, algumas cidades brasileiras puderam ver a operação do Antonov An-12BP de fabricação ucraniana. A aeronave cargueira de matrícula UR-CGW é operada pela companhia aérea Meridian Aviation.


FONTE: Aeroflap

Imagem do Instagram : PLANE SPOTTING MANAUS /@wellmlq

O Antonov AN-12BP em Manaus - Foto de Wellington Silva Ferreira

O UR-CGW é um avião de 58 anos de idade, tendo sido utilizado pela primeira vez pela Força Aérea da União Soviética em 1964. Depois do uso militar, a aeronave foi utilizada para fins comerciais, sendo utilizado para o transporte de cargas.


Depois de servir a Força Aérea por 17 anos, o Antonov AN-12BP passou a operar pela sua primeira companhia aérea, a Aeroflot da Rússia. Depois da empresa russa, o avião ainda viria a operar por mais oito empresas até dividir suas operações entre 2008 e 2022 com a Meridian Aviation e a Ukraine Air Alliance.


A Meridian possui outras aeronaves da Antonov em sua frota, como outras versões do AN-12, além do AN-26. Algumas aeronaves inclusive não possuem o esquema padrão de pintura da Meridian, algumas seguem o padrão da Ukraine Air Alliance sem os logos da empresa.

A Meridian passou por três cidades brasileiras desde o dia 22 de janeiro, o AN-12 chegou por Natal por volta das 14h00 (horário local) cumprindo o voo MEM 3006 procedente da Ilha do Sal.


A aeronave realizou o pernoite, decolando de Natal (NAT) às 02h30 da manhã do dia 23/01 com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas (VCP), o pouso foi por volta de 08h50. Em Viracopos o Antonov realizou uma parada técnica antes de seguir para Mendonza (MDZ) na Argentina, partindo às 10h40.


O avião da Meridian pousou no começo da tarde na Argentina de onde ficou até o começo da manhã dia 24 de janeiro. Com pouco mais de duas horas de atraso, o AN-12 decolou de Mendonza com destino a Brasília (BSB), onde pousou por volta de 10h55 da manhã.

A aeronave foi reabastecida e seguiu viagem para de volta para a Ilha do Sal (SID) onde parou para descanso da tripulação. No momento da postagem desta matéria, o Antonov 12 da Meridian estava voando pela Europa sobrevoando Portugal. Acompanhe o voo pelo FlightRadar24 clicando aqui .


A passagem de um Antonov AN-12 pelo Brasil tem sido mais frequentes nos últimos meses, as cidades de Manaus, Brasília e Rio de Janeiro receberam visitas do raro avião operado pela Ukraine Air Alliance em transporte de cargas.



 

Assuntos Relacionados

TEXTOS:

1 - Airbus cria companhia de cargas especiais com seus Belugas

2- Avião cargueiro da era soviética, IL-76 é escalado em transporte de grande usina de oxigênio


VÍDEOS :


Nota importante:cular do gigante ANTONOV 124-100 Viracopos - Campinas Viracopos



Postagem original do Canal Viracopos FullHD


Pouso do 124-100 em Viracopos - Campinas Viracopos


Postagem original do Canal Viracopos FullHD



 

Nota importante ( *):

Como amplamente noticiado, em feveriro de 2022 as tropas russas destruíram o maior avião de carga do mundo, o Antonov An-225, num ataque contra o aeroporto de Hostomel, perto de Kiev, anunciaram hoje as autoridades de Kiev.

Com 84 metros de comprimento, uma envergadura de 88 metros e um trem de aterragem de 32 rodas, o An-225, de que só existia um exemplar, podia transportar até cerca de 250 toneladas de carga a velocidades até 850 quilómetros por hora. Veja no vídeo abaixo como ficou essa aeronave duplamente histórica.



(*) Texto adaptado do site português SAPO