top of page

Soluções para o transporte rodoviário na América do Sul

Manter baixos níveis de risco é crucial. Garantir segurança na carga começa pela escolha correta das transportadoras.


Texto base original em em inglês: Supply chain Brain USA .

Ezequiel Blumtritt, Diretor de Desenvolvimento de Produtos, América Latina, C.H. Robinson, Thomas Schoett, Vice-Presidente, América Latina, C.H. Robinson



Analista Insight: Será um ano desafiador para o comércio internacional em 2023. Com o potencial para novas ondas de COVID-19, uma recessão global, mudanças de governo, conflitos geopolíticos e questões ambientais, continuaremos a ver um ambiente logístico volátil. Modelos de cadeia de suprimentos adaptáveis e ágeis continuarão a ser cruciais no futuro, à medida que a logística global passa por tempos exigentes.


Em um cenário econômico global em mudança, novas oportunidades para a América Latina surgiram, gerando crescimento de mercado em países como Argentina e Brasil. A disponibilidade desacelerada de produtos em algumas partes do mundo levou a América Latina a se posicionar como um importante fornecedor de produtos alimentícios, de mineração e tecnologia.


Nos últimos dois anos, o transporte rodoviário na América do Sul desenvolveu-se rapidamente. Esse crescimento foi acelerado em parte devido à interrupção sem precedentes da cadeia de suprimentos global causada pela pandemia de COVID-19 e pela interrupção logística do frete marítimo. Anteriormente, algumas rotas só tinham transporte por via marítima, como a rota entre Argentina e Peru, mas os serviços de carga terrestre agora estão mais disponíveis na região.


O ambiente global continua volátil, levando a flutuações de taxa e capacidade, por isso é melhor buscar estratégias que minimizem o risco e aumentem a capacidade de se adaptar às mudanças do mercado. Embora o crescimento da carga de caminhões tenha levado a oportunidades para as empresas expandirem sua cadeia de suprimentos na América Latina, nem todas as regiões são criadas iguais. Considere pensar nas seguintes estratégias antes de implementar mudanças na cadeia de suprimentos na área:


Conectividade, tecnologia e inovação são vitais ao trabalhar com frete de carga de caminhão transfronteiriço e intra-país. Por exemplo, plataformas logísticas abrangentes permitem rastreamento e visibilidade de ponta a ponta das remessas em toda a América Latina. Fornecer essa visibilidade permite que os remetentes se adaptem ou façam alterações na cadeia de suprimentos quando há um atraso na alfândega, por exemplo, ou intempéries que impedem o motorista.


Quando há um atraso na alfândega, por exemplo, ou intempéries que impedem o motorista. As ferramentas tecnológicas permitem que os transportadores enfrentem consistentemente obstáculos e tomem decisões com mais eficiência.


Manter os níveis de risco o mais baixo possível é fundamental. Garantir que a carga de carga do caminhão seja segura começa com a escolha das transportadoras certas. Além disso, os expedidores podem analisar o momento da chegada e entrega de seu frete para mitigar ainda mais o risco. Analisar todos os aspectos relevantes da cadeia logística contribuirá para o sucesso na América Latina.


Além disso, é importante entender os regulamentos de conformidade de cada país. É crucial fazer parcerias com empresas que tenham foco em tornar a cadeia de suprimentos mais sustentável e ecologicamente correta. Como em outras partes do mundo, a sustentabilidade é importante para empresas e consumidores em toda a América Latina, especialmente porque a mudança climática é um dos maiores desafios enfrentados pelos principais mercados, como a agricultura e a produção de alimentos.


Perspectiva - A oportunidade da cadeia de suprimentos na América Latina continua a crescer, especialmente no espaço de caminhões. Embora esteja claro que os desafios continuarão em 2023, trabalhar com um agente de carga global confiável que ofereça um conjunto global de serviços e tenha uma presença local e compreensão da região pode ser a diferença entre o sucesso ou interrupções em sua cadeia de suprimentos quando surgirem desafios.


Comments


bottom of page