top of page

Saiba como evitar multas por irregularidade no transporte florestal

Saiba como evitar multas por irregularidade no transporte florestal

Segundo a equipe da EMEX Brasil, referência em soluções tecnológicas e seguras para o transporte florestal, o excesso de carga está entre as principais causas de multas e apreensão, sendo considerado ilegal. A demasia transportada compromete a habilidade do motorista no trânsito, danifica o caminhão permanentemente e aumenta o risco de tombamento. Texto base original EMEX, via Hojemais - Três Lagoas MS




Foto: EMEX


O Brasil é hoje o maior produtor e consumidor mundial de produtos florestais. Alguns setores estratégicos da economia como a siderurgia, as indústrias de papel e embalagens e a construção civil, estão estreitamente ligados ao setor florestal. Três Lagoas por exemplo, é uma cidade referência para o setor, considerando a grande quantidade de indústrias florestais que o município abriga, empresas renomadas e conhecidas mundialmente. A capital da celulose, como popularmente conhecida pelo setor, é a primeira no ranking nacional de florestas plantadas, com 263 mil hectares. Além disso, nosso Estado (MS) lidera a expansão florestal brasileira, superando 2 milhões de hectares de florestas plantadas. O cenário positivo apresenta uma crescente constante. E é nesse momento que surge o transporte florestal, fundamental no processo de importação e exportação da matéria prima, visto como um grande atrativo para as empresas de logística.

De acordo com as leis de trânsito brasileiro, o transporte pesado como o da madeira precisa seguir uma regulamentação com uma série de exigências, que quando não cumpridas podem acarretar em um carregamento considerado ilegal, e se o veículo for parado a carga e o veículo podem ser apreendidos, causando uma série de prejuízos para a empresa que pode ser multada e ainda perder a credibilidade no mercado. Evite o excesso de carga - Segundo a equipe da EMEX Brasil o excesso de carga está entre as principais causas de multas e apreensão, sendo considerado ilegal. A demasia transportada compromete a habilidade do motorista no trânsito, danifica o caminhão permanentemente e aumenta o risco de tombamento.

“No Código Brasileiro de Trânsito, a tolerância para o excesso é de apenas 5% do limite do peso total. Quando essa porcentagem é ultrapassada, é gerada uma multa e o veículo ainda é retido para o transbordo da carga excedente. Ou seja, ele só pode seguir em frente após deixar a carga para trás. Com isso, o prejuízo torna-se muito maior” – explicaram. Para os especialistas em transporte, esse é um péssimo hábito, que pode colocar em risco a vida do motorista e demais pessoas presentes no trânsito. Além de reduzir a vida útil das peças do veículo, dentre pneus, transmissão e freios. Nesse contexto, existe também um aumento no consumo de combustível e as avarias causadas nas peças criam o ambiente ideal para tombamentos e acidentes.

De fato, esse tipo de hábito não é nada vantajoso. Por isso, a EMEX Brasil tem o implemento ideal para evitar o excesso de carga, a One Timber, balança nº 1 do mercado em carregamento florestal, que permite um carregamento rápido, com pesagem precisa e fácil utilização.

“Essa tecnologia é solução para que os veículos sejam carregados com precisão, fator esse que elimina a possibilidade de irregularidades nos resultados da pesagem e multas por sobrecarga. Além disso, a produtividade aumenta quando se consegue evitar viagens desnecessárias e isso é possível por meio da utilização das balanças, que são fáceis de utilizar e foram criadas para tornar o carregamento mais prático” – explicaram



Catraca TU e Fueiro ExTe, implementos obrigatórios no transporte florestal Dentre os itens obrigatórios para um transporte adequado e seguro, estão as catracas e os fueiros, também previsto na legislação. Segundo a equipe EMEX Brasil, o Fueiro é uma espécie de estaca resistente e segura, que tem como finalidade garantir a estabilidade da madeira durante o transporte, para que ela não caia ou se mova, por isso o item é obrigatório.

Já as Catracas TU , são cintas que permitem a amarração de diversos tipos de carga, e se destaca pelo ajuste automático, pois ela mesmo tenciona a carga durante todo o trajeto de acordo com a necessidade, eliminado o excesso de paradas para checagem da carga.

bottom of page