top of page

Rússia: nova ferrovia Transiberiana melhorada uma porta de entrada para a Ásia

Atualizado: 14 de jan. de 2022

Outrora valorizada pelos transportadores de carga como uma opção mais barata para a rota marítima entre a Ásia e a Europa, mas depois perdendo clientes na turbulência após o colapso da União Soviética, a Ferrovia Transiberiana, principal artéria russa que atravessa o continente eurasiano, está recebendo uma reforma.

Trecho Irkutsk-Lake-Baikal

Melhorias estão sendo feitas rapidamente para permitir velocidades de trem mais rápidas e maior capacidade de frete, em uma tentativa de reviver o papel logístico líder da linha na conexão da Ásia, onde países como a China emergiram como a força motriz da economia mundial, e da Europa.


A atenção renovada para a ferrovia, que é a mais longa do mundo em cerca de 9.300 quilômetros, também vem à medida que a pandemia coronavírus causa um declínio acentuado na capacidade de carga aérea, congestionamento nos terminais de carga marítima e custos crescentes de embarques entre a Ásia e a Europa.


No final de maio, a construção estava em andamento em Andrianovskaya, sudoeste de Irkutsk, uma das principais cidades da região econômica da Sibéria Oriental, para raspar montanhas a fim de endireitar a curva da linha férrea.


Caminhões de lixo vieram e levantaram poeira enquanto atravessavam estradas não pavimentadas, e cerca de 60 trabalhadores tinham montado acampamentos nas proximidades. O trabalho faz parte de um projeto para aumentar a velocidade média dos trens de 60 para 80 km/h.


Estação da ferrovia Transiberiana

A série de melhorias fará com que o número de vagões de carga aumente em 20%, atingindo um comprimento máximo de 1 km. A ferrovia também está trabalhando para resolver problemas como atrasos de trens e danos à carga - questões que foram apontadas por muitos anos.


A capacidade total de transporte de carga da Ferrovia Transiberiana e da Linha Principal de Baikal-Amur, que atravessa o leste da Sibéria e do Extremo Oriente russo , correndo paralelamente à TSR, foi de 144 milhões de toneladas em 2020, marcando um aumento de 50% em relação a 2012.


Mas sob a pandemia, o número de voos de passageiros que ligam a Ásia e a Europa caiu significativamente, o que resultou em declínio vertiginoso na capacidade de carga aérea. Como as tarifas de frete marítimo também aumentaram, a capacidade de transporte que liga leste e oeste tem estado sob tensão.


Com o cronograma da Ferrovia Transiberiana sofrendo com a superlotação, muita expectativa repousa no trabalho para remodelar completamente a Linha Principal de Baikal-Amur como um desvio para expandir a capacidade de frete. Com o objetivo de exportar carvão, petróleo e madeira ao longo da linha para a Ásia, as obras continuarão em direção ao duplo rastreamento completo até o final de 2024.


O túnel Baikalsky, o segundo túnel ferroviário mais longo da Rússia com um comprimento total de menos de 7 km, foi construído nas montanhas a duas horas de Severobaykalsk, na República da Buryatia. O trabalho de rastreamento duplo chegou aos estágios finais lá.

Vladimir Goncharov, vice-diretor do departamento de preparação para a construção, disse que a expansão visa apoiar as exportações de recursos especialmente para países da Ásia.

"Apoiaremos a expansão das exportações de recursos para a China, Japão e Coreia do Sul. Também será útil para o desenvolvimento de áreas ao longo da linha férrea."


Entre as empresas de países asiáticos que buscam se beneficiar da expansão de serviços estão duas empresas de logística japonesas. A Hankyu Hanshin Express Co. e a Toyo Trans Inc. iniciaram serviços regulares de frete com navios partindo de Toyama New Port, na província de Toyama, no centro do Japão, e atracando em Vladivostok, o maior porto russo no Oceano Pacífico e um dos termos da linha.


As duas empresas operam ostensivamente serviços separados, mas usam a mesma linha de navio e trem. A carga é transbordada para a ferrovia em Vladivostok até a chegada à Polônia e transportada por toda a Europa. Um porta-voz da Hankyu Hanshin disse que tem havido uma demanda constante de clientes e muitas perguntas.


Isao Takahashi, presidente da Toyo Transobserva que "os contêineres estão se acumulando nos principais portos europeus e os navios estão esperando offshore. Também houve paralisação nas rotas marítimas devido ao acidente de aterramento ocorrido no Canal de Suez", disse Takahashi. "À medida que os esforços se intensificam para a descarbonização, estamos comercializando novas rotas logísticas internacionais."


Além de fazer melhorias na Ferrovia Transiberiana, também estão em andamento esforços para proteger o meio ambiente de potenciais riscos que poderiam resultar do aumento de sua capacidade.

Traçado da Transiberiana

Há uma seção onde os trilhos da ferrovia se encontram com o Lago Baikal, um patrimônio natural mundial da UNESCO apelidado de "A Pérola da Sibéria". Os clientes europeus estão prestando muita atenção à proteção deste querido recurso natural.


Em 2019, uma base da equipe de resposta de emergência foi criada ao longo da Baikal Amur Mainline. Serão realizados treinamentos regulares em navios e veículos de recuperação para minimizar o impacto do descarrilamento dos trens de carga e do óleo que atinge o lago. Um oficial responsável estima que a recuperação pode ser realizada dentro de quatro horas.

O governo russo também planeja endurecer suas regulamentações. Vyacheslav Zdor, diretor do centro de proteção ambiental, disse: "É nossa responsabilidade mitigar o impacto ambiental durante o desenvolvimento da ferrovia".



 

Texto de poor Yusuke Yagi, para o KYODO NEWS. Traduzido e adaptado do inglês.

bottom of page