top of page

Rivian cria van elétrica para serviço móvel e entrega à Amazon.

Startup norte-americana desenvolve veículo sob medida para empresa de e-commerce, que planeja ter 100 mil unidades até 2030. Van elétrica da Rivian é parte de uma tendência global de eletrificação do transporte de cargas e entregas.



Van elétrica da Rivian tem autonomia de cerca de 240 km e sistema de câmeras 360 graus

Leitura rápida:


  • Amazon investiu US$ 700 milhões na Rivian em fevereiro e encomendou 100 mil vans elétricas

  • Empresa de Jeff Bezos quer neutralizar suas emissões de carbono até 2040 e usar energia renovável até 2030

  • Van elétrica da Rivian é o primeiro de três modelos pensados pela Amazon, que também usa bicicletas e riquixás elétricos em outros países

  • Rivian é uma das principais montadoras de veículos elétricos dos EUA e também produz picapes e SUVs

  • A van elétrica deve chegar primeiro aos países desenvolvidos, enquanto outras empresas apostam em caminhões com célula de combustível a hidrogênio


A Amazon apresentou sua primeira van elétrica de entregas, criada em parceria com a startup norte-americana Rivian. O veículo foi desenvolvido sob medida para as necessidades da empresa, que planeja colocar 100 mil unidades nas ruas até 2030, e é parte de uma iniciativa que pretende torná-la 100% neutra nas emissões de carbono até 2040.


A van elétrica da Rivian tem autonomia estimada em cerca de 240 km por carga e conta com um sistema de câmeras que permite uma visão 360 graus ao redor do veículo. As imagens são transmitidas para dois monitores no painel da cabine, que também conta com a assistente virtual Alexa para informar sobre rotas e condições climáticas.


A empresa de Bezos investiu US$ 700 milhões no veículo em fevereiro deste ano e encomendou 100 mil vans elétricas para renovar sua frota de entregas e chegar mais próxima da meta de neutralizar suas emissões de carbono até 2040, usando energia renovável em todas as suas operações até 2030.


A Amazon planeja usar a van em seus serviços de entrega. A previsão é que as primeiras unidades estejam nas ruas a partir de 2021. A empresa também utiliza bicicletas elétricas para cargas em Nova York e riquixás elétricos na Índia.

A Rivian é uma das principais montadoras de veículos elétricos dos Estados Unidos e também produz picapes e SUVs movidos a bateria e tem como objetivo oferecer soluções sustentáveis para o transporte de pessoas e cargas, com tecnologia avançada e design inovador.


A novidade deve chegar primeiro aos países desenvolvidos, onde a demanda por veículos mais limpos e eficientes é maior. Enquanto isso, outras empresas apostam em caminhões com célula de combustível a hidrogênio, que também têm baixa emissão de poluentes. A Hyundai entregou o primeiro caminhão desse tipo na Suíça, enquanto a Toyota anunciou que terá um protótipo pronto no próximo ano.


A van elétrica da Rivian é parte de uma tendência global de eletrificação do transporte de cargas e entregas, que visa reduzir o impacto ambiental e os custos operacionais desse setor. Segundo um relatório da Bloomberg New Energy Finance, até 2040, 56% das vendas de veículos comerciais leves e 31% das vendas de caminhões médios serão de modelos elétricos.





 

Ligações Externas:

Comments


bottom of page