top of page

RHI Magnesita recupera o controle de seu transporte de carga graças ao TMS

O controle rigoroso sobre as atividades globais de transporte é mais importante do que nunca hoje em dia. A empresa austríaca/brasileira RHI Magnesita decidiu realmente centralizar e modernizar sua organização de transportes antes mesmo da CHEGADA COVID-19 .



O novo TMS ajuda a empresa encontrar o melhor transportador para cada tipo de serviço.

A Durante um webinar de quarta-feira recente organizado pela Supply Chain Media, o fabricante de produtos refratários explicou como o sistema de gerenciamento de transporte da Oracle desempenhou um papel nisso. Em vista dos problemas em curso no transporte internacional de cargas, os benefícios da gestão do transporte de ponta a ponta estão se tornando ainda mais evidentes.


Se os contêineres não forem recolhidos e esvaziados a tempo, as companhias marítimas cobram taxas adicionais de demurrage e detenção. Estes equivalem a custos consideráveis na cadeia de suprimentos da RHI Magnesita, mas o novo sistema de gestão de transporte (TMS) visa mudar isso. O TMS inclui uma bancada que dá aos planejadores RHI Magnesita uma visão sobre o status de todos os contêineres. "Para cada contêiner, podemos ver quantos dias restam até que a empresa de transporte comece a cobrar custos extras. Com base nisso, nossos planejadores organizam que os contêineres sejam coletados do porto a tempo e sejam transportados para seu destino final mais cedo", disse Marc Jägers, gerente de Gestão Global de Transportes da RHI Magnesita.


O TMS em questão foi fornecido pela Oracle e integrado às plataformas de visibilidade FourKites e Inttra. O FourKites fornece informações de status em tempo real sobre todos os carregamentos de transporte aéreo e rodoviário, e a Inttra faz o mesmo com frete oceânico. "O exemplo de custos de demurrage e detenção ilustra os benefícios de uma solução integrada de visibilidade e gestão de transportes. Isso nos permite manter nossos custos e níveis de serviço sob controle."

Modernização da organização de transporte

A cadeia de suprimentos da RHI Magnesita inclui 28 fábricas na China e no Brasil que fornecem produtos refratários a clientes em mais de 150 países. Há três anos, para melhorar ainda mais seu desempenho na cadeia de suprimentos, a empresa abriu um escritório em Roterdã empregando 120 especialistas em cadeia de suprimentos. Essa equipe da cadeia de suprimentos é a força motriz por trás de um grande projeto de transformação com seis objetivos fundamentais, um dos quais é modernizar a organização global de transporte. Este foi um passo bem cronometrado, desde que a pandemia estourou pouco depois. "Atuamos em um ambiente logístico muito complexo. Dadas as circunstâncias atuais, é extremamente importante que tenhamos controle sobre nossa operação de transporte. Estamos vendo os custos de transporte saírem do controle, enquanto está se tornando cada vez mais difícil entregar a tempo", afirmou Jägers.

"É um exercício bastante inútil implementar novas tecnologias sem abordar os processos, organização e estratégia. Seu sistema será novo, mas você ainda terá os mesmos processos, organização e estratégia inadequados. Por isso, durante a implementação, iniciamos a trabalhar na harmonização, simplificação e padronização dos processos. Também montamos uma torre de controle para gerenciar as atividades globais de transporte, e formulamos uma estratégia de transporte claro em consonância com nossa estratégia corporativa." - Marc Jägers


Naquela época, a operação de transporte da RHI Magnesita estava longe de ser madura; a empresa carecia de um TMS adequado e processos padronizados e uniformes. "Começamos mapeando as situações. Em seguida, formulamos uma estratégia para avançar para o próximo nível de maturidade, primeiro melhorando nossa excelência operacional e, em seguida, melhorando nossa excelência de serviços."

Envolvendo todas as partes interessadas

Mas é preciso mais do que apenas um novo TMS para modernizar a organização global de transporte, de acordo com Jägers, “ele fornece a base para esta organização de transporte renovada, razão pela qual a RHI Magnesita cuidou durante o processo seletivo. O sistema tinha que dar-lhes insights e controle de todas as atividades de transporte, tanto rio acima quanto rio abaixo. "Um sistema como esse é uma decisão a longo prazo, e é por isso que convidamos todos os três fornecedores de TMS selecionados – juntamente com seus parceiros de implementação – para participar de um workshop de dois dias. Também convidamos representantes de todos os nossos departamentos que trabalhariam com o TMS de qualquer forma – como TI, logística, compras e finanças. Era crucial que todas as partes interessadas estivessem envolvidas no processo."

Integração com plataformas externas

Durante dois dias, os três fornecedores da TMS fizeram manifestações e as pessoas da RHI Magnesita puderam fazer-lhes qualquer pergunta que gostassem. Durante as oficinas, todos os stakeholders usaram um cartão de pontuação digital na tela para avaliar as soluções. O sistema de gerenciamento de transporte Oracle surgiu com a maior pontuação. "Um fator-chave foi a facilidade de conectar esse TMS com plataformas externas, como para visibilidade em tempo real. A Oracle tem uma integração padrão com as plataformas FourKites e Inttra, por exemplo. Também é importante que possamos usar os dados do TMS para dar aos nossos clientes uma visão sobre o status do pedido através de um portal. Também queremos colocar a enorme quantidade de dados em um data warehouse e torná-los acessíveis para nossas ferramentas de inteligência de negócios."

A RHI Magnesita usa o TMS para otimizar fluxos e rotas de frete e selecionar o transportador certo para cada rota. Graças à integração com a FourKites e a Inttra, a equipe da Jägers pode ver se os embarques chegarão a tempo e notificar os clientes dos horários estimados de chegada. O processo de faturamento é automatizado com base no auto faturamento. Os dados gerados por todos esses processos são posteriormente utilizados como entrada para procedimentos licitatórios e negociações de preços. "Todos os funcionários do transporte trabalham com o Oracle TMS. Em vez de ter que fazer login nas plataformas FourKites e Inttra, eles recebem todas as informações relevantes diretamente no TMS. E, no futuro, podemos facilmente configurar integrações com outras plataformas, como Uber Freight ou Xeneta."


Intervenção proativa

O novo TMS não levou a escolhas drasticamente diferentes até agora. "Isso porque ainda estamos em processo de implementação", explicou Jägers. "Nós só começamos a implantar o sistema na China em dezembro, então ainda é muito cedo para dizer qualquer coisa sobre melhorias concretas e economias. Mas se tivéssemos implementado o sistema um ano antes, poderíamos ter evitado muitos dos problemas atuais. Por quê? Porque teríamos tido mais visibilidade na operação e poderíamos ter interferido proativamente. Não é preciso dizer que o novo sistema vai gerar valor.


bottom of page