top of page

Porto de Paranaguá bate recorde histórico em maio.

O porto paranaense movimentou mais de 57 milhões de toneladas de cargas, sendo 28,1% via ferrovia.


Leitura rápida:


O Porto de Paranaguá:

  • Movimenta 57 milhões de toneladas,

  • Cresce 10% em carga geral, Aumenta 4% em granel líquido

  • Entre as principais cargas movimentadas pelo porto estão os grãos e alimentos

  • É também o maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil

  • Investe em desenvolvimento sustentável.

  • Garante competitividade e eficiência


O Porto de Paranaguá, o maior porto graneleiro da América Latina, registrou em maio de 2023 a maior movimentação mensal da sua história. Foram mais de 57 milhões de toneladas de produtos movimentados, um crescimento de 10% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Desse total, 28,1% foram transportados por meio da ferrovia, que também bateu recorde com mais de um milhão de toneladas.

Entre as principais cargas movimentadas pelo porto estão os grãos e alimentos, que somaram 34 milhões de toneladas, um aumento de 4% em relação a maio de 2022. O destaque foi para a soja em grão e o farelo de soja, que representam 70% das exportações do porto. Outras cargas que tiveram crescimento foram o açúcar (12%), o sal (8%), os fertilizantes (7%) e os contêineres (6%).

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Luiz Fernando Garcia, atribuiu o recorde à eficiência operacional e à infraestrutura do porto, que conta com modernos equipamentos e sistemas de gestão. Ele também destacou os investimentos em desenvolvimento sustentável, como a implantação de um sistema de captação e tratamento de água da chuva e a utilização de energia solar.

"O Porto de Paranaguá é referência para o país e para o mundo em termos de competitividade e qualidade dos serviços prestados. Temos uma localização estratégica, uma equipe qualificada e comprometida e uma gestão transparente e responsável. Além disso, estamos sempre buscando melhorar nossos processos e reduzir nosso impacto ambiental", afirmou Garcia.

O Porto de Paranaguá é o terceiro maior porto de contêineres do Brasil, perdendo apenas para Santos e Itajaí. É também o maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil, com destaque para a soja em grão e o farelo de soja. O porto possui uma área total de 2.492 hectares, sendo 1.032 hectares na área primária e 1.460 hectares na área secundária. O porto conta com 21 berços de atracação, sendo nove públicos e 12 privados.



 

Ligações Externas:


Comments


bottom of page