top of page

O Papel da tecnologia na Transformação do setor de logística

As práticas de logística hoje são significativamente diferentes das de cinco anos atrás e serão significativamente diferentes novamente nos próximos cinco anos.


Texto-base original em inglês para Adrián González , para Talking Logistics


Logística tecnologias avançadas empolgantes

Em uma postagem no Linkedin de 2015, Meg Whitman, ex-CEO da Hewlett Packard Enterprise, disse que “ toda empresa é uma empresa de tecnologia ”. Concordo com a Sra. Whitman, especialmente com a forma como ela o definiu - que em todos os setores, a estratégia de TI é agora uma estratégia de negócios e que a velocidade de execução definirá vencedores e perdedores. Isso é particularmente verdadeiro no setor de logística, como foi claramente destacado durante a pandemia. Como a tecnologia está transformando o setor de logística? Essa é a principal questão que discuti com Raj Subbiah, chefe de produto da Uber Freight , em um episódio recente do Talking Logistics .


Um mundo em que não vivemos mais - Na conferência Deliver 2022 , Lior Ron, CEO da Uber Freight, disse que “A indústria de logística foi construída para um mundo em que não vivemos mais”. Essa citação me fascinou, então pedi a Raj para explicar o que isso significa para a indústria.


Raj começou reafirmando a citação de.Whitman como: “toda empresa que lida com o movimento de mercadorias é uma empresa de logística”. Ele continua explicando que o movimento de mercadorias costumava ser uma reflexão tardia. Mas agora está muito interligado com a experiência do cliente. E os varejistas também elevaram o nível de suas expectativas. Além disso, todos os desafios recentes, como a pandemia, o aumento do preço do combustível e a falta de motoristas, tornaram a logística mais difícil e mais importante. “Toda empresa precisa elevar seu nível de especialização na área de logística”, diz Raj. “Há uma grande fome na indústria por tecnologia para ajudar.”


Raj também afirma que, como setor, “somos muito bons em logística just-in-time. Não somos muito bons em logística just-in-case. Nossa resiliência precisa ser melhor para que possamos garantir uma experiência consistente para o cliente.” Ele menciona a importância do planejamento de cenários para coisas como aumentos de preços de combustível, desequilíbrios de rede, mudanças sazonais e melhorias na eficiência. “A tecnologia é a solução perfeita para resolver esses desafios.”


Plataformas como base para inovação em rede Marc Andreessen disse a famosa frase “O software está comendo o mundo”, mas argumentei que a citação precisa ser atualizada para “Software e redes estão comendo o mundo”. Perguntei a Raj como o software e as redes podem ser a base da inovação.


Raj aponta que, nos Estados Unidos, a indústria gasta cerca de US$ 1 trilhão em mercadorias em movimento, mas cerca de 25% disso são milhas vazias (milhas ociosas). “É um desperdício muito grande de recursos, tempo e dinheiro. Também é um tanto irresponsável porque a indústria de caminhões é responsável por cerca de 7% das emissões globais de gases de efeito estufa. Mas este é um problema solucionável porque é um problema de otimização. Ter a tecnologia para lidar com a otimização em toda a rede em vez de ter uma pessoa fazendo isso é muito mais eficaz.”


Raj explica que, para que essa otimização aconteça, os expedidores e transportadoras devem primeiro digitalizar suas redes de frete em uma plataforma de tecnologia.


Depois de ter a plataforma, você pode começar a trabalhar em coisas como resiliência e tornar as redes autocorretivas. A digitalização permite que a plataforma veja a rede em ação e resolva problemas sem interação humana. Em seguida, cria a oportunidade de colaboração entre redes em escala.


Tecnologias emergentes - Com todas as coisas empolgantes em que o Uber Freight está trabalhando, perguntei a Raj o que mais o entusiasma. Raj observa que o entusiasmo começa com as empresas começando a digitalizar suas redes e mudar seus modelos e processos de negócios para se posicionar para tirar proveito das novas tecnologias. Ele menciona a visibilidade e a transparência que as plataformas de rede digital fornecem como um fator chave para permitir melhores insights e respostas. Tudo se resume à transparência, confiança e controle para uma colaboração bem-sucedida e melhorias na rede.


Também estão surgindo tecnologias avançadas empolgantes. Raj está particularmente interessado em caminhões autônomos. O Uber Freight está trabalhando com a Waymo em alguns testes nessa área. IA e aprendizado de máquina são outras tecnologias que terão um impacto significativo.


Selecionando um Parceiro Logístico - Com todas as mudanças no mercado, requisitos de logística e tecnologia, perguntei a Raj se os fabricantes e varejistas precisam pensar de forma diferente ao selecionar um parceiro logístico e se as empresas de logística também precisam se posicionar (e sua proposta de valor) de maneira diferente.


Raj comenta que a prática tradicional de esperar 12 meses ao selecionar parceiros logísticos não é mais adequada. Ele observa que as práticas de logística hoje são significativamente diferentes das de cinco anos atrás e serão significativamente diferentes novamente nos próximos cinco anos. Portanto, as empresas “devem escolher um parceiro que saibam que pode levá-las para o futuro, um parceiro que possa ajudá-las a avançar no uso da tecnologia e abraçar como será o mundo futuro”.


Raj teve vários insights sobre o que será importante nessa avaliação e como os parceiros da plataforma devem liderar. Ele também compartilhou seus insights sobre novas tecnologias e inovações que impulsionam mudanças no futuro. Para todos os seus insights e conselhos sobre esses tópicos e muito mais, encorajo você a assistir ao episódio completo . Em seguida, mantenha a conversa postando um comentário e compartilhando sua perspectiva sobre o papel da tecnologia na transformação do setor de logística.



bottom of page