top of page

O maior caminhão blindado da América Latina foi feito no Brasil; você conhece?

O transporte de cargas no Brasil se concentra basicamente em meios rodoviários. Além de todos os problemas de infraestrutura que já conhecemos das rodovias brasileiras, existe ainda a questão da violência: no caso do transporte de cargas de alto valor, de 2011 a 2016, os roubos causaram um prejuízo deR$ 6,1 bilhões. Por isso há uma demanda cada vez maior por um incremento da segurança, inclusive de caminhão blindado.


Texto base original Érico Pimenta para AUTO PAPO

Fortaleza sobre rodas : Mercedes Axor 2644 é um carro-forte desenvolvimento especialmente pela marca alemã (Arte sobre fotos Mercedes-Benz)

A Prosegur, um dos maiores grupos do transporte de valores, e a Mercedes-Benz desenvolveram, em 2017, uma versão especial do pesado Axor na configuração 2644, simplesmente o maior carro-forte da América Latina. Entre as modificações aplicadas à versão blindada do Axor 2644 destaca-se a inclusão de um 2º eixo direcional pelo mercado, tornando esse cavalo mecânico, que sai de fábrica com tração 6×4, uma versão 8×4. O pesado ganhou cabine totalmente blindada e com espaço para 4 ocupantes a fim de atender toda a legislação do setor de transporte de valores. O modelo ainda tem um sistema de ar-condicionado especialmente projetado. Os implementos também recebem blindagem parcial ou total, que ficam a cargo de produtores especializados. O carro-forte Axor blindado tem capacidade para tracionar até 74 toneladas quando atrelado ao implemento do tipo bitrem, criando uma combinação exclusiva de 10 eixos. Ainda nessa configuração a capacidade de carga volumétrica é de 175 metros cúbicos, sendo 100 no primeiro semirreboque e mais 75 no segundo semirreboque.


Para “arrastar” esse carro-forte, o maior caminhão blindado da América Latina tem um motor Mercedes-Benz MB OM 457 LA de seis cilindos em linha e 12 litros que desenvolve 439 cv de potência e 224 kgfm de torque.


Axor pode ser atrelado em bitrem de 2 pu 3 eixos, fazendo configurações de 8 e 10 eixos no total

Os maiores carros-fortes da América Latina, os Axor 2644 8×4, operam principalmente no estado de São Paulo, no transporte de cargas valiosas, como eletroeletrônicos, celulares, medicamentos, jóias, relógios, papel moeda, mercadorias de luxo, barras de ouro, entre outros. O modelo faz a interligação entre as fábricas e os centros de distribuição, além de outros pontos de retirada e entrega, como aeroportos, conforme o pedido do cliente e em qualquer região do Brasil. Por se tratar de um carro-forte cuja segurança da operação é essencial, não foram divulgados muitos detalhes do modelo ou até mesmo fotos do interior.

Confira a ficha técnica do maior caminhão blindado da América Latina


 

Relacionado

Assista o vídeo abaixo

 



 

A presente matéria é reproduzida de outra publicação e obedece a legislação brasileira de direitos autorais (Artigo 46 da Lei nº 9.610 / 1998). Os textos reproduzidos por TRC IN TIME não refletem necessariamente o endosso do site quanto seu conteúdo ou opiniões.

This article is reproduced from another publication and complies with Brazilian copyright legislation (Article 46 of Law No. 9,610 / 1998 Copyright Article 46 of Law No. 9,610 of February 19, 1998. The text in this publication does not necessarily reflect the site's endorsement of its content or opinions.

bottom of page