top of page

O caminhão com célula de hidrogênio está se tornando cada vez mais atraente

Atualizado: 22 de jan. de 2022

Cresce a quantidade de testes de caminhões movidos a H2. O Hidrogênio ganha cada vez apostadores em sua capacidade substituir a motorização tradicional a diesel por outra mais amigável ao meio ambiente


Paginajournal by Vezess | Contém adaptações TRC ON TIME

DAF CF - Aposta da DHL

Pela primeira vez, estamos testando um caminhão movido a hidrogênio no DHL Express. O caminhão de contêiner DAF CF com uma cabine curta transporta mercadorias, principalmente produtos da Apple, no Benelux. O teste do veículo faz parte do programa H2-Share, financiado pela UE, que visa promover o surgimento de caminhões com baixo teor de carbono no transporte de mercadorias.


O caminhão, com um peso total de 27 toneladas, originalmente saiu da porta da fábrica comum motor a diesel. O caminhão passou por uma grande revisão. Ao fazer isso, ele recebeu uma célula de combustível de 88 kW desenvolvida e construída pela VDL e uma bateria de íon de lítio de 84 kWh. O trem de força total do caminhão é, portanto, 285,6 cavalos (210 kW). O motor elétrico do veículo usa a eletricidade gerada pelas células de combustível para mover o caminhão, mas a energia não utilizada é armazenada na bateria de íons de lítio. Além disso, este é o destino da eletricidade gerada durante a frenagem regenerativa.



A busca pelos caminhões verdes: UE patrocina o programa H2-Share

O caminhão viaja cerca de 200 quilômetros por dia, mas seu alcance é muito maior, pois poderia cobrir até o dobro dessa distância com uma única carga. O veículo é carregado a partir de uma estação de carregamento móvel durante o período de teste. A DHL estima que somente este caminhão com célula de combustível pode economizar cerca de 35 quilos de emissões de CO2.

Segundo a empresa de logística, os veículos puramente elétricos podem ser uma ferramenta de trabalho ideal, principalmente na área de serviços de entrega em domicílio, enquanto os caminhões movidos a hidrogênio de fontes renováveis ​​de energia podem ser uma alternativa no transporte de cargas de longa distância. Na União Europeia, o setor de logística é responsável por 25% das emissões, por isso precisa reduzir a pegada de carbono dos veículos.

bottom of page