top of page

Maersk alerta que volumes menores de contêineres atingirão lucros em 2023

A companhia dinamarquesa prevê queda quatro vezes nos lucros 2023 devido ao menor volume de contêineres e tarifas. Mesmo após lucro recorde em 2022.


Texto-base original : Jacob Gronholt-pedersen, para Reuters


Preços de fretes cai

AAP Moller-Maersk (MAERSKb.CO) ,com sede em Copenhague, que transporta mercadorias para varejistas e empresas de consumo como Walmart, Nike e Unilever, elevou sua previsão de lucro duas vezes no ano passado, uma vez que um aumento na demanda do consumidor e engarrafamentos relacionados à pandemia nos portos aumentaram as taxas de frete.


Mas as taxas de frete caíram desde então à medida em que a recessão se aproxima e as bolhas de importação alimentadas pela pandemia desinflam nos Estados Unidos e em outros grandes países consumidores.


Este ano, a companhia dinamarquesa espera que a demanda global por contêineres por via marítima caia em até 2,5%, à medida que o acúmulo de estoques é desfeito.


"O mercado de transporte marítimo parece difícil agora. As taxas de frete se estabilizaram em um nível mais baixo, o que não é catastrófico para nós", disse o presidente-executivo, Vincent Clerc, a jornalistas.


Clerc, que assumiu o cargo de CEO em 1º de janeiro, disse que se concentraria em manter os custos baixos em um momento em que a Maersk compra armazéns e centros de distribuição para oferecer um serviço de transporte de ponta a ponta, em vez de apenas remessa de contêineres.


A Maersk, uma das maiores transportadoras de contêineres do mundo, com uma participação de mercado de cerca de 17%, disse que as taxas de frete caíram quase um quarto no quarto trimestre em relação aos três meses anteriores.


Commenti


bottom of page