top of page

Logística automatizada: robôs autônomos é aposta do setor

Atualizado: 12 de jun. de 2023


Logística é um segmento em que a agilidade é fundamental para a lucratividade, e a automação de processos é uma das principais apostas para aumentar a eficiência das operações. Nesse contexto, os robôs autônomos surgem como uma das principais inovações do setor, oferecendo maior segurança para os colaboradores e prevenindo erros humanos.

Imagem Geek+
  • Robôs autônomos movem-se sozinhos em armazéns e depósitos

  • Transportam cargas leves e usam inteligência artificial e softwares de integração

  • Adaptam-se às condições do ambiente e mudam rotas conforme a necessidade

  • Diferem dos veículos guiados automaticamente que seguem rotas fixas

  • Aumentam a rapidez, a segurança e a eficiência das operações logísticas

  • Contribuem para a lucratividade e a sustentabilidade das empresas

  • Como não é necessário delimitar rotas, ajustes futuros são desnecessários

Os robôs são equipamentos automatizados que se movimentam sozinhos pelos armazéns e depósitos, sem a necessidade de intervenção humana para realização das atividades. Eles são capazes de transportar cargas mais leves, como caixas e pallets, e contam com plantas digitais do armazém de distribuição, sensores avançados, softwares desenvolvidos com inteligência artificial e softwares de integração WCS (Warehouse Control System) e WMS (Warehouse Management System) para garantir a efetividade das tarefas logísticas.


A principal diferença entre os robôs autônomos e os veículos guiados automaticamente (AGVs) é que os primeiros podem readaptar suas rotas sempre que necessário, e de imediato, enquanto os AGVs seguem uma rota previamente definida, baseada em sistemas guiados por laser ou filoguiados. Os robôs autônomos também são mais adaptáveis às condições e necessidades do ambiente operacional.

Os robôs autônomos podem ser classificados de acordo com o tipo de picking realizado na operação. No caso do AMR para picking homem ao produto, o robô acompanha o colaborador, que é responsável por selecionar os itens nas prateleiras e depositá-los no robô. Já no AMR para picking de produtos ao homem, o robô permite a movimentação de prateleiras ao setor de picking, sem que o funcionário precise se movimentar. Há ainda os robôs móveis de classificação, que são responsáveis por classificar os volumes e alocá-los na linha de saída pertinente.


A automação de processos logísticos com robôs autônomos oferece uma série de benefícios às operações de pequenas, médias e grandes empresas, como maior rapidez, adaptação às condições do ambiente operacional e segurança dos colaboradores. Além disso, como não é necessário delimitar rotas, tornam-se desnecessários também ajustes futuros, o que contribui para aumentar a eficiência das operações e, consequentemente, para aumentar a lucratividade das empresas.


O case da Geek+ - O player global de soluções robóticas para logística, anunciou recentemente que sua frota de 30.000 robôs ajudou a economizar 140.000 toneladas de emissões de carbono e 16 milhões de KWh em energia em 2022. De acordo com a empresa, a economia de energia é possível graças às soluções de robótica que permitem que varejistas e provedores de logística tomem medidas em direção a seus objetivos de sustentabilidade.


"Este é apenas um passo na direção certa. Construir um futuro sustentável é um objetivo comum e, como principal conector para a movimentação de mercadorias, a cadeia de suprimentos está no centro dessa missão. continuarmos trabalhando para tornando a logística mais sustentável." - Yong Zheng , CEO Geek+


Ela afirma que seus robôs podem substituir equipamentos de logística de alto consumo de energia, reduzindo o uso de eletricidade, iluminação e ar-condicionado no armazém. Os robôs operam em áreas escuras e têm baixo consumo de energia. Além disso, a expectativa de vida útil da bateria dos robôs é 60% maior do que a média da indústria.

De acordo com a empresa, um armazém inteligente usando soluções de robótica AMR pode economizar 75% de energia em comparação com um armazém operado manualmente. Isso se deve, em parte, às áreas de economia de espaço e armazenamento sem luz, aquecimento ou ar-condicionado, reduzindo o desperdício através de baixas taxas de erro.


Em parceria com a Starlinks, fornecedora saudita de soluções de logística e cadeia de suprimentos, a Geek+ informa que abriu recentemente o primeiro centro de atendimento robótico na Arábia Saudita para aumentar o comércio eletrônico na região. A nova instalação abrange mais de 400.000 pés quadrados e possui mais de 250 robôs implantados em processos de separação de mercadorias para pessoas e classificação de pedidos, com capacidade de armazenamento de mais de 12 milhões de unidades.

A companhia acredita que a robótica pode ajudar os clientes a atingir suas metas de sustentabilidade, trabalhando juntos para tornar a cadeia de suprimentos global mais verde. Com suas soluções para logística, a empresa afirma que está contribuindo para a economia de energia e para a redução de emissões de carbono.


Ligações Externas






bottom of page