top of page

LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL LANÇA DESAFIO PARA EMPRESAS

Atualizado: 18 de mai. de 2023

Quando se trata da adoção de medidas sustentáveis, as empresas do setor de logística superam as do setor manufatureiro de forma geral.


Texto baseado em matéria de Alessia Lazzarin, para Varese Focus (Itália)


Empresas sustentáveis adotam diversas medidas para preservar o meio ambiente

Empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade de adotar práticas sustentáveis e promover a logística verde. De acordo com pesquisas, 95% das empresas declararam metas a serem perseguidas ao longo do tempo. No entanto, pequenas e médias empresas ainda enfrentam dificuldades para alcançar esses objetivos, apesar do envolvimento das lógicas ESG e das leis internacionais promulgadas.


Para garantir que a ação prevaleça sobre a imobilidade, é importante que a alta administração assuma a responsabilidade de comunicar e implementar as metas de sustentabilidade em toda a empresa. As grandes companhias têm mais facilidade nesse aspecto, pois suas funções de gestão são capazes de transmitir de forma eficaz os objetivos a serem perseguidos dentro de um determinado período de tempo.


Pressionadas pelos clientes, mídia e governos, especialmente em relação ao cumprimento das metas estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU, empresas que optam por seguir o caminho sustentável adotam diversas medidas, incluindo o uso de embalagens recicláveis, feitas de materiais compostáveis e não plásticos.


A análise das atuais soluções tecnológico-organizacionais adotadas em termos de embalagem, transporte, armazéns e cadeia de suprimentos revela que as multinacionais estão à frente das pequenas e médias empresas. No entanto, empresas do setor de logística como um todo superam as do setor manufatureiro em relação à adoção de medidas sustentáveis.


A necessidade de reduzir os custos de energia é uma preocupação comum a todas as empresas, independentemente de seu tamanho ou setor. Medidas sustentáveis que visam reduzir o consumo, especialmente nos armazéns, incluem a instalação de painéis fotovoltaicos e sistemas alternativos de produção de energia, a substituição dos sistemas de iluminação por sensores de movimento e luzes LED e o uso de medidores e sistemas de controle para conhecer o consumo em tempo real e implementar ações voltadas para a otimização de desperdícios e excessos nos armazéns.


Ações como projetar unidades de carga para saturar veículos, reduzir distâncias vazias, concordar em sincronizar as entregas com os clientes e compartilhar informações para melhorar o planejamento da viagem ajudam as empresas a reduzir custos. No entanto, a formação de recursos humanos é um aspecto que ainda precisa ser melhorado. A condução ecológica e a formação de condutores para aprender a dirigir melhor e reduzir o consumo ainda são pouco difundidas. Outro desafio é a má mensuração do desempenho sustentável, com apenas 38% dos entrevistados medindo seu desempenho ambiental e as PMEs ainda não adotando modelos específicos ou definindo KPIs específicos.

Commenti


bottom of page