Itália: comunidade digital logística, Federlogistica lança transformação digital

Atualizado: 5 de mai.

Chama-se Comunidade Digital Logística e foi apresentada em Gênova: é a comunidade virtual promovida pela Federlogistica Conftrasporto-Confcommercio para promover o processo de digitalização no mundo dos transportes e logística.

Fonte : Logística News - Itália

Gênova: inspiração para outras entidades ao redor do mundo.

Uma verdadeira comunidade entre todos os operadores da cadeia logística, de transporte e expedição para disseminar a cultura digital: os protagonistas serão as empresas e empresas de serviços da cadeia de suprimentos, que verão a Federlogistica como agregadora.


˜"A partir de hoje começa uma transformação que envolverá empresas, instituições, também iniciando uma mudança no mundo associativo em relação a um grande desafio que a Europa nos lançou, que o Governo relançou com a PNRR, mas também com as políticas de transição energética. A Federlogistica quer se tornar um elo e apoio para suas empresas em uma fase de acompanhamento para essa transformação. Nossa associação vê uma grande presença de multinacionais, mas também de pequenas realidades . O desafio é juntá-las, pois não há comparação negativa entre global e local". Luigi Merlo rindo o trabalho, o presidente da Federlogistica .


Um protocolo compartilhado

«Um protocolo comum é necessário entre o mundo do comércio e os elos da cadeia de suprimentos para investir recursos de forma compartilhada – disse o presidente da Federlogistica Ligúria Davide Falteri Entre as realidades envolvidas, Diec e Cieli para a Universidade de Gênova e o Politécnico de Turim, entre os propósitos, a simplificação dos processos de trabalho, a proteção dos sistemas de INFORMAÇÃO, a contaminação de ideias e boas práticas voltadas para a inovação empresarial".


«Em Gênova, a palavra "Juntos" está tomando forma. Realiza-se o sonho que reflete o espírito do sistema Conftrasporto, que abraça as empresas e trabalhadores da logística, do mar, do transporte rodoviário edo transporte ferroviário", disse o presidente do Conftrasporto-Confcommercio Paolo Uggè.


As reações do governo

O evento contou com a presença do ministro do MIMS Enrico Giovannini, da vice-ministra Teresa Bellanova, da presidente da Comissão de Transportes da Câmara Raffaella Paita, bem como do presidente do Conftrasporto Paolo Uggè e do presidente da Assarmatori Stefano Messina. Presentes entre outros, o presidente da Região da Ligúria Giovanni Toti, o prefeito de Gênova Marco Bucci, o presidente do Confcommercio Genova Cesare Odone.

O ministro Giovannini aplaudiu a iniciativa, que coloca a logística no centro de um processo de transformação que terá de ser entrelaçado com o da transição verde. Derrubar o paradigma ao colocar o mundo da logística à frente da recuperação do país foi o passo central da intervenção da vice-ministra Teresa Bellanova.