top of page

Inteligência artificial: frotas e manutenção preditiva.

Para além da manutenção preventiva e muito além da corretiva, a manutenção preditiva que detecta falhas mecânicas e eletrônicas nos veículos em tempo real através de inteligência artificial., é tendência que vem se consolidando em todo o mundo por possibilitar a redução de interrupções não planejadas. A matéria abaixo publicada pelo Jornal das Oficinas (Portugal) e reproduzida abaixo, fala sobre a parceria entre duas empresas irlandesas - Stratio e Genie Insigths - e mostra um pouco dos princípios dessa tecnologia. Vale a pena ler.


Inteligência artificial ajudando na detecção pecoce de falhas em veículos.

A Stratio acaba de anunciar a sua parceria com a Genie Insights, fornecedora de “Fleet Technology and Marketing Services”, para implementar e apoiar o lançamento da tecnologia de manutenção preditiva em tempo real para as frotas de transporte irlandesas.

A Plataforma Stratio permite às empresas de transporte compreender o que está a acontecer com os componentes dos veículos de forma remota, sem necessidade de os verificar fisicamente. Através do poder dos dados, a Stratio fornece informações em tempo real aos gestores de frotas através de uma plataforma que recolhe, analisa e explica erros de veículos, falhas nos componentes e níveis de fluídos ou desgaste que estão fora dos limites seguros para prever avarias antes que estas aconteçam.

Sediada na Irlanda, a Genie Insights é uma empresa especialista em tecnologia de frotas e oficinas, que ajuda os operadores de transportes a gerir a sua conformidade com a lei, a melhorar a segurança e a reduzir custos através da digitalização dos processos de gestão de frotas.

A Genie Insights já trabalha com outros parceiros tecnológicos, incluindo o fornecedor de software de manutenção de frotas Freeway Fleet Systems, que agora se integra com a Plataforma Stratio. A Genie Insights apoiou muitas das maiores frotas da Irlanda a adoptar a Freeway, incluindo a Go-Ahead Ireland, McBurney Transport, Calor Gas, McCulla Transport, P&O Ferries e Agro Merchants (agora Americold).

Para os clientes da Freeway que optam por se integrar com a Stratio, os códigos de falhas e métricas de manutenção são automaticamente introduzidos no sistema da Freeway, caso seja detetado um defeito ou parâmetro fora de alcance. Quer utilizem a Freeway e a Stratio em conjunto, quer utilizem a Stratio como plataforma única, os gestores de frotas podem receber alertas nos primeiros sinais de mau funcionamento para que possam ser tomadas medidas.

Matt Reeve, da Genie Insights, disse: “Esta parceria foi um passo lógico para a Genie Insights desde que a Stratio se integrou totalmente com a Freeway, um sistema que nos orgulhamos de representar há cinco anos. Quando descobrimos a Stratio pela primeira vez durante a sua implementação no nosso cliente comum, Go-Ahead Ireland, eu sabia que era algo em que queríamos estar envolvidos.

A manutenção preditiva é o futuro da gestão de frotas e a plataforma disruptiva da Stratio está realmente a abrir caminho. Estamos entusiasmados por levar a Stratio a outras frotas em toda a Irlanda”. Matt Reeve,

“A vasta experiência da Genie Insights é valiosa para a Stratio. O seu conhecimento de novas tecnologias, e a sua experiência em consultar gestores de frotas sobre como otimizar as suas operações e reduzir o tempo de paragem é uma vantagem para nós”, disse Tobias Schenck, VP Business Development na Stratio. “A Genie Insights será fundamental para expandir a nossa presença na Irlanda. Estamos entusiasmados com este próximo capítulo e confiantes de que veremos os resultados desta parceria em breve”, acrescentou Schenck

bottom of page