top of page

Guerra e Paz

Mesmo com o conflito, companhias da Ucrânia e da Alemanha firmaram acordo para transporte intermodal na Europa. Parceria entre a empresa pública de ferrovias da Ucrânia e a operadora alemã de logística ferroviária vai ampliar o transporte intermodal entre aquele país e os europeus em geral.


Parceria improvável?

Resumo:

  • Empresas da Ucrânia e da Alemanha fecham acordo para transporte intermodal na Europa

  • Parceria visa desenvolver o transporte de cargas entre a Ucrânia e os países europeus, utilizando diferentes modos de transporte, como ferrovia, rodovia e marítima

  • Transporte intermodal oferece vantagens como regularidade, previsibilidade e integração do transporte ferroviário da Ucrânia no espaço europeu

  • O início do processo conecta os terminais ucranianos de Kiev e Lviv com os hubs europeus de Viena e Budapeste.


Uma das principais novidades do setor ferroviário ucraniano em 2023 foi o lançamento de um serviço intermodal pela Ukrzaliznytsia, a empresa estatal de ferrovias da Ucrânia. Esse serviço combina o transporte de contêineres, trens de contêineres e trens de transporte combinado com base no material rodante da filial Centr transportnogo servisu Liski (CTSL). O objetivo é o desenvolvimento do transporte intermodal através do território ucraniano e a integração ao sistema europeu de trens de contêineres. A decisão de introduzir essa atividade foi tomada pelo conselho da empresa.


A Ukrzaliznytsia planeja organizar esse tipo de transporte para Polônia, Romênia, Áustria e Turquia, em cooperação com operadores e empresas ferroviárias desses países. Um dos parceiros da Ukrzaliznytsia é a VTG AG, uma das maiores empresas de logística ferroviária da Europa. Em fevereiro de 2023, ambas assinaram um memorando de entendimento para o desenvolvimento do transporte intermodal entre a Ucrânia e os países europeus.


Segundo o memorando, a Ukrzaliznytsia e a VTG o serviço intermodal utilizando trens de contêineres se conectará aos terminais ucranianos de Kiev e Lviv com os hubs europeus de Viena e Budapeste. O serviço será realizado em cooperação com a Rail Cargo Group (RCG), subsidiária da ÖBB, empresa estatal de ferrovias da Áustria.


De acordo com a estatal, somente no segmento de produtos agrícolas são exportadas mais de 2 milhões de toneladas por ano - mais de 100 trens por mês.


O desenvolvimento do transporte intermodal entre a Ucrânia e os países europeus ocorre apesar da guerra que o país enfrenta desde 2014, quando a Rússia anexou a península da Crimeia e apoiou separatistas pró-russos no leste ucranianoAinda assim, a Ukrzaliznytsia continua a desenvolver as conexões com a União Europeia, fazendo tudo para que o negócio construa terminais e pontos móveis de transbordo na fronteira. Além disso, na fronteira com a Polônia, já foi aberto o trecho Rava-Russka – Grebinne – 8 km do novo Eurotrack. Foi realizada uma grande revisão e abertos 70 km do Eurotrack fronteira estadual – Kovel que estava fechado há mais de 10 anos.




 

Ligações externas :

bottom of page