top of page

Cargas: Empresa de transporte terrestre vai transportar a 1200km/h

Atualizado: 14 de abr. de 2022

Hyperloop é um sistema de transporte que funciona em uma espécie de cápsula de alumínio que circula dentro de tubos pneumáticos e pode atingir a marca dos 1.200 km/h.



A Hyperloop , do grupo britânico Virgen criado por Richard Branson e que tem intenção de atuar no Brasil (Porto Alegre) , demitiu quase metade de sua equipe redundante à medida que a empresa que desenvolve o sistema de transporte de alta velocidade gira desde viagens de passageiros até cargas.


Conforme o Financial Times, a empresa confirmou que 111 pessoas foram demitidas na recentemente, um movimento que, segundo disse, permitirá que se concentre na entrega de uma versão de carga do transporte experimental, que impulsiona as cápsulas através de tubos de baixa pressão a velocidades de até 670 mph [perto de 1000 km/h).


Duas das pessoas que perderam seus empregos disseram que as demissões foram anunciadas por videoconferência. Um deles disse que a escala dos cortes "definitivamente não era esperada".


"Está permitindo que a empresa responda de forma mais ágil e ágil e de forma mais econômica", disse a Virgin Hyperloop ao Financial Times. "Esses tipos de decisão nunca são tomados de ânimo leve." A empresa está "mudando de direção", acrescentou. "Isso realmente tem mais a ver com problemas globais da cadeia de suprimentos e todas as mudanças devido ao Covid." Segundo a companhia, o mercado logístico mudou "drasticamente" estava respondendo ao forte interesse dos clientes em um serviço baseado em carga.


Os apoiadores da empresa, que está desenvolvendo tecnologia proposta pela primeira vez por Elon Musk, incluem o provedor de logística do governo de Dubai, o operador portuário DP World e o Grupo Virgin de Sir Richard Branson. A Virgin Hyperloop, que levantou mais de US$ 400 milhões em financiamento, é a única empresa a ter concluído um teste bem-sucedido com passageiros usando a tecnologia.


O sistema baseia-se em tecnologias existentes em torno de tubos de vácuo e ferrovias magnéticas com o objetivo de reduzir drasticamente os tempos de viagem terrestres e aumentar a eficiência do transporte de cargas.




A estatal DP World estatal com sede em Dubay que tem participação de 76% na empresa, está trabalhando em um sistema hiperllop habilitado o transporte de cargas "na velocidade do voo e mais perto do custo do transporte de caminhões", conectando-se com o transporte rodoviário, ferroviário e aéreo existente.


Mas desde a sua criação, surgiram dúvidas sobre o custo de trazer o sistema ao mercado, mesmo que ganhe aprovação regulatória. A turbulência interna se seguiu à saída do co-fundador Josh Giegel em 2021, desencadeando um "enorme voo de talentos" quando outros executivos também deixaram a empresa, de acordo com um ex-funcionário sênior. "A moral está baixa e não há confiança na nova direção."

Evitar o transporte de passageiros estava desencadeando um "completo desenrolar" no grupo e colocaria em risco seu único contrato com o governo saudita, disse a pessoa.


Mas a DP World disse que o governo saudita viu "grande valor" na opção de carga, de olho em uma rota que liga a cidade portuária ocidental de Jeddah com a capital Riade e além dos estados do Golfo no leste da Península Arábica.


A Virgin Hyperloop está em discussões com 15 clientes sobre a entrega de uma versão portadora de paletes da nova tecnologia, disse a DP World. Os lucros das vendas bem-sucedidas da versão de carga, que, segundo ele, poderiam estar prontos em cerca de quatro anos, poderiam ser reinvestidos em um lançamento da versão de passageiros até o final da década.


"Está muito claro que os potenciais clientes estão interessados em carga, enquanto os passageiros estão um pouco mais longe", disse a acionista majoritária. "Focar em paletes é mais fácil de fazer — há menos risco do que o transporte de passageiros e menos um processo regulatório."


Duas fontes contam que já se considera a fusão com uma empresa de aquisição de propósito especial, ou Spac. Virgin Group, DP World e Virgin Hyperloop, se recusaram a comentar qualquer plano. Esta aliás disse que"continua a convidar investidores de longo prazo que compartilham nossa visão para o futuro do transporte".


O foco na carga levanta questões sobre o envolvimento futuro do Virgin Group. Mas pessoas familiarizadas com o assunto afirmam que seu compromisso permaneceu inalterado, apesar de Branson citar anteriormente a experiência de sua empresa em administrar negócios de transporte de passageiros como uma razão para seu interesse.











bottom of page