top of page

Cummins apresenta o primeiro motor de combustão interna universal

Atualizado: 12 de mai. de 2022

Um motor que aceita todos os combustíveis é um passo importante para aumentar a segurança energética no transporte.


Origem secundária : por Lenah Sakai para Green Business Post (Fonte primária: Motor.es.)

Combustível X-Tudo. - Imagem: Lozzo Tops.

Os combustíveis sintéticos e as possibilidades oferecidas pelo hidrogênio tornaram-se uma das soluções que fabricantes e fornecedores de automóveis estão investigando para manter a combustão além de 2035. A Cummins, uma das principais fabricantes de motores do mundo, acaba de lançar um novo bloco de combustão universal. Há relatórios alemães que apontam para a necessidade de uma transformação radical do transporte pesado até 2030 . Vários fabricantes já estão trabalhando em caminhões elétricos ou movidos a célula de combustível de hidrogênio, especialmente porque esses relatórios indicam que são necessários cerca de 200.000 caminhões com emissão zero na próxima década . Missão muito complicada de cumprir.

Os especialistas da Cummins , um dos maiores fabricantes de motores para caminhões, apresentaram uma novidade interessante. Até agora, apenas motores de carros e caminhões podem funcionar com um ou dois combustíveis, gasolina, diesel, gás ou biodiesel. O fabricante também se juntou às investigações de propulsores de combustão de hidrogênio, como Toyota e outras marcas, mas nunca antes foi apresentado um chamado motor de combustão interna universal . Esta é, sem dúvida, uma novidade interessante, já que seu novo propulsor é capaz de funcionar com qualquer tipo de combustível. Um motor de combustão tradicional alimentado com diferentes combustíveis é um passo importante

Fontes da Cummins explicaram que é uma plataforma que usa os mesmos blocos de motor e componentes principais, de modo que da articulação superior para baixo são considerados peças comuns e somente na parte superior possui componentes que se adaptam de acordo com o combustível com o qual é alimentado . Uma solução muito inteligente, que evita grandes custos, pois significa ter um único bloco e adaptá-lo com custos e alterações mínimos .

A empresa possui diferentes séries de motores, o B, L e X, e esta nova tecnologia permite que sejam movidos a diesel, diesel sintético, gás natural e hidrogênio. A empresa confirmou que esta nova abordagem mais sustentável será implementada em um motor conhecido como “B6.7”, especialmente montado em máquinas agrícolas ou de construção, com seis cilindros em linha, geometria variável turboalimentada e capaz de desenvolver de 155 a 326 HP . Um bloco que funcionará com diesel, gás natural, gasolina, propano e hidrogênio, dependendo da escolha do cliente . O que isso não implica é que o modo de energia pode ser alterado a qualquer momento da operação.

Apesar de ser um motor para uma utilização muito especial e específica, abre sem dúvida uma porta muito importante para o futuro dos automóveis. A Alemanha é contra a cessação da combustão prevista para 2035, outras marcas estão lutando para estender o prazo, alguns gerentes de marca anunciaram que os elétricos não serão tão baratos quanto a atual geração de modelos tradicionais . Mas um motor universal como o Cummins pode economizar muito para as marcas, que não precisariam mais ter um elenco de motores em seus bancos de órgãos.



 

Matéria de natureza informativa publicada anteriormente em outro veículo de imprensa, respeitados os termos da legislação vigente (Lei 9610/98)

bottom of page