top of page

Cubo mágico Info. A revista em movimento

Atualizado: 3 de jul. de 2023

Por que o nome "Cubo Mágico Info?" A pergunta é inevitável já que o nome remete a um brinquedo, um quebra-cabeças e não a um veículo de comunicação.



O nome do nosso projeto é uma analogia com aquele quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo professor de arquitetura húngaro Ernő Rubik em 1974. Como se conhece, é um jogo de lógica e habilidade que desafia o jogador. Cada face tem uma cor diferente e pode ser girada em torno de um eixo central. O objetivo é resolver o cubo, ou seja, colocar todas as peças da mesma cor na mesma face, usando apenas os movimentos permitidos.


Para explicar, vamos tomar como exemplo o transporte rodoviário de cargas fracionadas. Imagine quantas fases são necessárias para que determinada mercadoria deixe as instalações do embarcador e chegue ao seu destino final. São várias, sabemos. Algumas são óbvias e podemos, grosso modo, identificá-las: coleta da mercadoria, separação no terminal de origem, embarque no caminhão de viagem, descarregamento e separação na filial ou equivalente na localidade de destino, carregamento em caminhão menor e finalmente a entrega ao destinatário.


É lógico que cada uma dessas fases requer uma série de providências para que se concretize. Para o melhor desempenho das operações são necessários recursos, entre os quais: roteirizadores, paletes, caminhões em condições ótimas de rodagem e economia, softwares e profissionais treinados. E estas são apenas algumas dentre muitas. Todas elas precisam se encaixar e se alinhar adequadamente; caso contrário, a operação não fecha. Se, por analogia, considerarmos que cada uma delas seja uma face do cubo e não conseguimos encaixá-las, será impossível que a magia do bom serviço seja feita.


As demandas para os empresários e profissionais da área são desafiadoras. Não só porque os clientes estão cada vez mais exigentes, já que os seus próprios clientes também estão. Há outras demandas relativas a muitas outras ações quase inexistentes no passado e que hoje são intensamente cobradas, inclusive pela própria sociedade. Entre estas, estão as demandas de natureza ambiental, de responsabilidade social e de governança que atenda aos interesses de funcionários, acionistas e clientes. Tudo medido e quantificado. O ESG não está aí por acaso.


Mas se há desafios, há como superá-los. Dois dos aliados, embora não os únicos, são a tecnologia e a inteligência artificial que avançam exponencialmente e conseguem produzir algumas soluções muito boas. Assim como técnicas inovadoras em termos de gestão e conhecimento. O ferramental disponível cresce, cresce e cresce a cada dia. Mas como saber onde estão essas ferramentas? Como encontrar as mais adequadas para sua empresa? Como, afinal, identificar as tendências de um mercado cada vez mais complexo?


É nestas coisas que o Cubo Mágico Info pode ajudar. Nosso trabalho é o de oferecer informações qualificadas e consolidadas, colhidas de diversas fontes, do Brasil e de outros países, que possam indicar tendências. Você poderá perceber que sobre um mesmo tema, como meio ambiente por exemplo (ESG, lembra?), há várias matérias diferentes — não raro complementares — que eventualmente possam recomendar, ou até mesmo descartar certas ferramentas. Nem sempre essa identificação é encontrada à primeira vista, mas se conseguirmos relacionar as coisas, podemos achar o caminho.


Também é possível que se possa identificar temas que já tenham sido objeto de outras publicações, mas creia: isso não importa. Não estamos preocupados em dar notícias no estilo "breaking news". Para isso, existem muitos veículos de qualidade.


Enfim, Cubo Mágico Info mostra caminhos, mas há uma limitação de nossa parte que consideramos positiva: não podemos montar o cubo para você. Cabe a cada um identificar todas as faces e desenvolver as próprias peças.E pode ter certeza, participar desse jogo é muito gratificante o que, certamente, mágico.





Comments


bottom of page