Porto bate recordes de movimentação de cargas e de receita no primeiro semestre de 2023. O terminal portuário, que opera com diversos tipos de carga, como barrilha, malte, açúcar e veículos, cresceu 27,18% em toneladas movimentadas e 71,23% em receita, em relação ao mesmo período de 2022.

Leitura rápida:
O Porto de São Sebastião
Tem a barrilha, malte e açúcar suas principais cargas movimentadas
Retomou operação com veículos interrompida em 2019
Teve crescimento de 27,18% na movimentação de cargas
Registrou crescimento de 71,23% na receita
Estabeleceu descontos nas tarifas portuárias, com descontos de até 87,16%
O Porto de São Sebastião, localizado no litoral norte de São Paulo, é um dos principais terminais portuários do Brasil, administrado pela Companhia Docas de São Sebastião, . Sua história tem mais de meio século, tendo sido inaugurado em 1955, após uma concessão federal ao governo estadual em 1934.
No primeiro semestre de 2023, registrou crescimento expressivo tanto na movimentação de cargas quanto na receita. Foram movimentadas 484 mil toneladas de carga, contra 380 mil toneladas no mesmo período de 2022, o que representa um aumento de 27,18%, o melhor índice absoluto desde 2008 . A receita também acompanhou esse desempenho, passando de R$ 13,1 milhões para R$ 22,4 milhões, um salto de 71,23% .
Segundo a Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, "os números mostram os benefícios imediatos da adoção de políticas públicas baseadas no aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão. A partir do mapeamento e identificação de gargalos na operação, pudemos avançar com ações estruturantes e de regulação focadas na melhoria nos serviços prestados aos usuários”, acrescenta a secretária.
O Diretor-Presidente da Companhia do Porto de São Sebastião, Ernesto Sampaio, avalia quer o crescimento contínuo ˜"é fruto do esforço conjunto de todos os envolvidos nas operações portuárias e de uma administração focada em resultados”.
O porto tem papel estratégico para o desenvolvimento econômico e social da região e do país, sendo um importante elo entre o mercado interno e externo. Com gestão focada em resultados e inovação, busca ampliar sua capacidade operacional e sua eficiência
Ligações externas: