top of page

Como passar a logística do modo sobrevivência para o modo crescimento

Atualizado: 18 de mai. de 2023

Com o crescente amadurecimento comportamental do consumidor nas plataformas digitais, a exigência por uma entrega rápida aumenta a cada dia


Texto-base original: E-Ship


Sustentabilidade: requisito indispensável

Na área de logística, devido à sua dinamicidade, aprimoramentos sempre serão necessários, entre eles está o planejamento anual para atender às demandas que deverão surgir. O executivo comercial da empresa e-Ship Tecnologia Logística, Alexandre Schnorr, explica que as empresas devem levar em consideração três pilares para o sucesso dentro da logística: pessoas, processos e tecnologia. Essas três pontas têm que estar alinhadas, por isso, é importante analisar quais são as dificuldades que se deseja solucionar. Uma vez corrigidas, os negócios podem evoluir do modo de sobrevivência para um modo de crescimento efetivo e duradouro.


Relatório recente da CapGemini indica que 55% dos clientes trocariam de varejista diante da possibilidade de uma entrega mais ágil. Para suportar um eventual aumento de pedidos, mantendo um bom prazo de entrega, é preciso a busca por meios tecnológicos que otimizem o tempo em todas as etapas da operação. O controle absoluto do inventário, a roteirização para os colaboradores dentro do armazém e dashboards que atualizem as expedições são ferramentas fundamentais para garantir a fidelidade dos clientes.


Logística e sustentabilidade - “Outra questão que vem crescendo cada vez mais dentro das empresas é a sustentabilidade, referindo-se à possibilidade de expansão e escalonamento sem perda de qualidade e controle, com um planejamento de redução de custos”, destaca Schnorr. Uma tecnologia como o sistema WMS também interfere na outra acepção da palavra sustentabilidade, que é o cuidado com o meio ambiente.

A tendência neste ano são empresas comprometidas com questões ligadas ao meio ambiente, e estar atento a isso também se traduz em um impacto direto no crescimento do negócio. Para o sucesso logístico de qualquer empresa é fundamental que todos os pilares estejam alinhados, garantido dessa maneira melhores resultados.


Para Alexandre Schnorr, “De nada adianta ter um sistema de altíssima qualidade quando não se tem pessoas capacitadas ou processos não definidos. Ou pessoas muito bem capacitadas sem tecnologia adequada para comportar o crescimento. Então, as empresas precisam investir e incentivar esse modelo de negócio, para que de fato abandonem o modo sobrevivência e consigam tracionar e crescer”.



Comments


bottom of page