top of page

Cinco exemplos globais de sustentabilidade ambiental em transporte e logística.

A sustentabilidade ambiental se tornou um desafio e uma oportunidade para as empresas que atuam nesse segmento. Saiba quem são algumas das mais importantes.


Campeãs da sustentabilidade

  • DHL - A empresa alemã é líder mundial em logística e transporte expresso, com presença em mais de 220 países e territórios. A DHL tem como meta reduzir a zero suas emissões líquidas de carbono até 2050, por meio de iniciativas como o uso de veículos elétricos, bicicletas e drones para as entregas, a otimização das rotas e da capacidade dos veículos, a compensação das emissões por meio de projetos de reflorestamento e energia renovável, e a educação ambiental dos seus funcionários e clientes.


  • Maersk: Empresa dinamarquesa. - É a maior companhia de transporte marítimo do mundo, com uma frota de mais de 700 navios que transportam cerca de 20% do comércio global. Ela se comprometeu a alcançar a neutralidade carbónica até 2050, por meio de ações como o uso de combustíveis alternativos, como o metanol e o amoníaco verde, a melhoria da eficiência operacional dos navios, a redução do consumo de energia nos terminais portuários e a colaboração com outras empresas e organizações para desenvolver soluções sustentáveis para o setor.


  • UPS: Empresa norte-americana. É uma das maiores provedoras de serviços de entrega e logística do mundo, com operações em mais de 220 países e territórios. Trm como objetivo reduzir em 12% as emissões absolutas de gases de efeito estufa em suas operações globais até 2025, por meio de medidas como o aumento da frota de veículos elétricos, híbridos e movidos a gás natural, a implantação de sistemas inteligentes para gerenciar o tráfego e o tempo de entrega, a utilização de energia renovável em suas instalações e a participação em programas voluntários de colaboradores.


  • Natura: Empresa brasileira. Uma das maiores fabricantes de cosméticos do mundo, com presença em mais de 70 países. A Natura se destaca pela sua estratégia de logística reversa, que consiste em recolher as embalagens vazias dos seus produtos dos consumidores e dar-lhes um destino adequado, seja por meio da reciclagem, da reutilização ou da geração de energia. A empresa também investe em embalagens recicladas ou biodegradáveis, em sistemas de refil e em programas de incentivo à reciclagem nas comunidades onde atua.


  • IKEA - Empresa sueca. Considerada a maior varejista de móveis e artigos para o lar do mundo, com mais de 400 lojas em 50 países. A IKEA tem como visão se tornar uma empresa circular e positiva para o clima até 2030, por meio de iniciativas como o uso de materiais renováveis ou reciclados em seus produtos, o oferecimento de serviços de reparo, revenda e reciclagem aos clientes, o uso de energia renovável em suas operações e o uso de veículos.


Estes são apenas alguns exemplos de companhias que se destacam pela sua sustentabilidade ambiental no setor de transporte e logística. Elas demonstram que é possível conciliar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente, por meio da adoção de práticas inovadoras, eficientes e responsáveis.


Comments


bottom of page