top of page

Caminhão elétrico será usado para transporte de medicamento pelo Brasil

O veículo troca 30 toneladas de CO2 / ano por emissão zero

Divulgação

Cada vez mais as empresas estão aderindo a novos veículos de transporte e o uso de caminhão elétrico está se tornando uma realidade no cenário nacional aqui dentro do Brasil.


A grande novidade é que a operadora Luft Logistics começou a operar seu primeiro caminhão elétrico. Medidas adotadas no programa ESG (Environmental, Social and Governance) da empresa, que inclui a frota da Luft Healthcare – dedicada ao setor de bem-estar – em colaboração com o laboratório farmacêutico e dermocosmético francês Expanscience.

Conheça o elétrico da Luft Healthcare - O primeiro caminhão elétrico da frota da Luft Healthcare é um modelo JAC iEV1200T conduzido pela motorista Edna Leite para operações urbanas em São Paulo e região metropolitana.


O caminhão elétrico é equipado com motor de 177 cavalos de potência e 122,4 kg/min de torque, e a bateria tem capacidade máxima de 97 kWh e pode rodar 200 quilômetros com uma única carga. O caminhão de emissão zero gira livremente e pode transportar 4 toneladas de carga líquida. Segundo o fabricante, seu consumo de energia elétrica é de aproximadamente R$ 25,00 por 100 km (48 kWh por 100 km).

Sem transmissão, radiador, filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível, sistema de exaustão, correias, injetores de combustível ou bomba de injeção de combustível etc., o custo de manutenção dos caminhões elétricos da Luft é 6 vezes menor do que os caminhões comuns. Caminhões com motores de combustão interna equivalentes.


Enquanto os caminhões a diesel emitem 30 toneladas de CO2 por ano, o caminhão elétrico JAC iEV1200T não emite gases de efeito estufa porque não consome nenhum tipo de combustível fóssil. Sua base de carregamento está instalada na sede da Luft Healthcare, em Itapevi (SP).


Como funciona o caminhão elétrico - Um caminhão elétrico é um veículo movido a energia elétrica armazenada em baterias. Eles são responsáveis ​​pela tração – não pela explosão de um motor a diesel convencional. Vale ressaltar que outros recursos requerem baterias próprias, como os faróis. Os veículos convencionais usam baterias para alimentar o motor de arranque. No entanto, sua durabilidade geralmente se resume a alguns anos. Já as baterias de caminhões elétricos precisam se destacar pela durabilidade e alta capacidade.


A tecnologia necessária para atingir esses objetivos torna os caminhões elétricos mais caros. Eles custam cerca de três vezes mais do que modelos semelhantes movidos a diesel. Mas os custos operacionais desses veículos renderam economias consideráveis: esses custos foram reduzidos em cerca de 65%.

Assim, é possível recuperar o investimento em um prazo médio de sete anos. Além disso, o caminhão produz menos ruído porque é movido a eletricidade. Até mesmo as vibrações são reduzidas – tudo contribuindo para o conforto do motorista.


A Europa está na vanguarda com relação aos caminhões elétricos. O continente já comprovou o quanto eles são benéficos por não emitirem poluentes e promoverem uma vantagem financeira. No Brasil, por outro lado, esse mercado ainda tem muito para se desenvolver

 

Texto base original Bruno Teles para CGI Petróleo e Gás.

bottom of page