Brasileira Volkswagen Caminhões e Ônibus fecha acordo com a MACC e chega às Filipinas e avança rumo

Atualizado: 24 de jan.


A VW Caminhões e Ônibus exportou mais de 160.000 veículos para cerca de 30 países da América Latina, África, Oriente Médio e agora Ásia. Isso por si só é visto como um voto de confiança não só para o MACC, mas para as próprias Filipinas que a empresa está escolhendo fazer negócios no sudeste da Ásia


Fonte: Business World On Line, por Kap Maceda Aguila

Rumo ao sudeste do continente asiático.

Com sede no Brasil, a VW TrCaminhões e Ônibos é uma operação de 40 anos que apresenta "tecnologia e confiabilidade alemãs". Em um comunicado, a MACC disse que "a VW Truck and Bus adicionou alguns componentes-chave extras à combinação: flexibilidade e criatividade".


A montadora exportou mais de 160.000 veículos para cerca de 30 países da América Latina, África, Oriente Médio e agora Ásia. Isso por si só é visto como um voto de confiança não só para o MACC, mas para as próprias Filipinas que a empresa está escolhendo fazer negócios no Sudeste Asiático.


Durante conferência de imprensa online para anunciar a parceria, funcionários da das duas companhias disseram que veem um bom ajuste no portfólio de produtos e requisitos logísticos filipinos em relação às condições rodoviárias. O acordo já estava há dois anos em andamento, e agora as Filipinas serão vistas como a porta de entrada da VW Caminhões e Ônibus para a Ásia.


O diretor da MACC, Francis Lu, disse que a empresa já é conhecida por produtos de "alta qualidade, confiáveis e econômicos" e agora contará com uma parceria “com uma das marcas mais reconhecíveis do setor". Enquanto isso, a montadora sediada na cidade brasileira de Resende, considera que "vem evoluindo constantemente ao passar dos anos, usando tecnologia de ponta e o conceito inovador e colaborativo do Consórcio Modular. Isso nos permite produzir uma linha completa de veículos, sob medida para as necessidades do cliente, desde caminhões leves a pesados e ônibus, capazes de atender às mais variadas aplicações e exigências de nossos mercados.


Para a MACC, garantir um acordo com a VW Caminhões e Ônibus adiciona produtos categoria 3 e 4 ao seu portfólio existente de caminhões de categoria 5. "Estamos trazendo vários modelos em diferentes classes de peso que variam de nove toneladas a 31 toneladas — em execuções de 4×2, 4×4, 6×4, 8×2 e 8×4. Estes são alimentados por motores Cummins e MAN com eficientes sistemas comuns de gerenciamento de combustível ferroviários. São compatíveis com o Euro 5 com a tecnologia de emissão de EGR (Exhaust Gas Rerculation, recirculação de gases de escape) e redução catalítica seletiva (SCR). Eles virão em transmissões de seis velocidades, nove velocidades e 16 velocidades. Os veículos serão compatíveis com a Euro 5. Os caminhões foram concebidos com conforto e segurança sendo considerações top of mind.


Os veículos VW terão travas de porta elétrica, janelas de alimentação e espelhos laterais, assentos ergonômicos e cabine de aparência moderna. O que se espera são vans fechadas, vans de asa, vans refrigeradas, drop-sides, camas planas, transporte de pessoas, transporte de alimentos e bebidas, caminhões boom, caminhões basculantes, misturadores de cimento e até veículos de uso especial.


O brasileiro Leandro Pereira, da VW Caminhões e Ônibus, disse que está ansioso para estabelecer a marca aqui e uma vez que o volume permita, até mesmo realizar a montagem.


Lu entende que esse acordo “é um verdadeiro marco não só na história do MACC, mas também para as Filipinas. Essa gama de produtos ampliará nossa capacidade de atender às necessidades dos clientes. Isso levou algum tempo, e sem o apoio incansável da equipe VW no Brasil, não poderíamos ter conseguido isso."