top of page

Azul supera concorrentes e domina mercado de cargas aéreas.

Atualizado: 12 de jul. de 2023

A Azul Linhas Aéreas registrou o maior volume de cargas transportadas no Brasil em 2023.


Campeã sobe mais alto

Leitura rápida:

A Azul:

  • Teve 38,7% de participação no mercado doméstico de cargas aéreas em 2023

  • Cresceu 12,5% em relação a 2022, superando a média do setor

  • Investiu em frota, tecnologia e logística para ampliar sua capacidade de entrega

  • Atendeu mais de 3 mil cidades brasileiras, com destaque para o Norte e o Nordeste

  • Foi reconhecida como a melhor empresa de transporte de cargas do país pela revista Exame

  • Beneficiou-se da recuperação da economia e do aumento do comércio eletrônico

  • Planeja expandir sua atuação no mercado internacional de cargas aéreas


A Azul Linhas Aéreas foi a líder absoluta no transporte de cargas no Brasil em 2023, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa registrou um volume de 1,2 milhão de toneladas transportadas no ano passado, o que representa uma participação de mercado de 38,7%. Esse resultado foi 12,5% superior ao registrado em 2022, quando havia sido a primeira colocada no ranking nacional.


O desempenho da companhia superou a média do setor, que cresceu 8,7% em 2023, após uma queda de 17,9% em 2022, devido à pandemia de covid-19. A recuperação da economia brasileira e o aumento do comércio eletrônico foram os principais fatores que impulsionaram a demanda por cargas aéreas no país.


Para atender essa demanda, investiu em sua frota, tecnologia e logística. A empresa conta com mais de 160 aeronaves, entre jatos, turboélices e aviões cargueiros.


Observe-se que possui uma rede integrada de transporte terrestre, que permite levar as cargas até os destinos finais, inclusive utilizando drones para realizar entregas em áreas remotas ou de difícil acesso.


Com isso, a Azul conseguiu atender mais de 3 mil cidades brasileiras em 2023, sendo a única empresa a operar em todas as regiões do país. A empresa se destacou especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde oferece mais frequências e destinos do que as concorrentes.


A qualidade do serviço prestado foi reconhecida pelo mercado. A empresa recebeu o prêmio de melhor empresa de transporte de cargas do país pela revista Exame, em parceria com o Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC). A pesquisa avaliou critérios como pontualidade, segurança, rastreabilidade e atendimento.

Para o futuro, a Azul planeja expandir sua atuação no mercado internacional de cargas aéreas. A empresa já opera voos para os Estados Unidos, Portugal, Argentina e Uruguai, e pretende aumentar sua presença na América Latina e Europa. Espera ampliar sua participação no segmento de cargas especiais, como produtos farmacêuticos, perecíveis e animais vivos.

 

Ligações externas:

bottom of page