top of page

As baterias são o caminho! Caminhão Volvo FH Electric supera expectativas muitas vezes

Atualizado: 24 de jan. de 2022

A Volvo Trucks realizou o primeiro teste de um caminhão elétrico totalmente carregado na Alemanha. Aumentou sua faixa estimada em 50% e consumiu metade da energia do modelo diesel. Era um Volvo FH Electric, um caminhão de emissão zero com 490 kW e uma carga máxima de 40 toneladas.


Fonte: Elektrickevoz - República Checa


Caminhão Volvo FH Electric em um único teste

O jornalista automotivo alemão Jan Burgdorf realizou teste na Rota do Caminhão Verde. Esse percurso tem 343 quilômetros e é constituído por rodovias, terrenos montanhosos e estradas mais estreitas . É possível testar comportamentos muito semelhantes ao tráfego normal em uma rota.

Tenho que admitir que dirigir um caminhão elétrico é muito mais ágil do que uma versão diesel normal. Os motoristas ficarão agradavelmente surpresos com sua direção leve, operação tranquila e bela resposta. Você não sente vibrações". Jan Burgdorf.


O Volvo FH Electric manteve uma velocidade média de 80 quilômetros por hora durante todo o teste. Com um consumo médio de 1,1 kWh/km, o caminhão conseguiu cobrir um percurso de 345 km com uma única carga. Um modelo diesel com pacote de combustível I-Save percorreu rota com as mesmas condições .

Um caminhão com uma quilometragem diária de 500 km é suficiente? "Os resultados deste teste sugerem que até 500 km podem ser conduzidos durante o trabalho diário normal com uma pequena parada para recarregar as baterias, por exemplo, durante um intervalo de almoço", explica Tobias Bergman, diretor de imprensa da Volvo Trucks. Na rota de teste, o caminhão elétrico consumiu apenas metade da energia do modelo movido a diesel. "A propulsão elétrica é uma ferramenta muito eficiente e muito poderosa para reduzir as emissões de CO2", acrescenta Bergman. A Volvo estabeleceu a meta de substituir metade de suas vendas por modelos elétricos até 2030. Dez anos depois, apenas carros sem emissões deveriam estar no mercado.

bottom of page