top of page

Airbus entrega o último Beluga XL, o gigante dos ares

O Beluga XL, o maior avião cargueiro do mundo, completou sua frota com a entrega do sexto exemplar.


Uma baleia chamada XL

Leitura rápida:


  • O Beluga XL pode transportar até 51 toneladas de carga

  • O avião tem 63 metros de comprimento e 18,9 metros de altura

  • O Beluga XL é baseado no modelo A330-200 da Airbus

  • A versão Substitui o antigo Beluga ST, que tinha menor capacidade

  • O XL tem uma autonomia de voo de 4.000 quilômetros

  • A Airbus entregou o seu sexto e último Beluga XL, o maior avião cargueiro do mundo. O gigante dos ares faz parte de uma frota que é usada para transportar peças de outros aviões da fabricante entre as suas fábricas na Europa. A aeronave tem capacidade para levar até 51 toneladas de carga, o equivalente a sete elefantes adultos. Ele pode carregar duas asas do modelo A350 XWB ao mesmo tempo, enquanto o seu antecessor, o Beluga ST, só podia levar uma.



O cargueiro tem 63 metros de comprimento e 18,9 metros de altura, o que lhe confere uma aparência peculiar, com uma cabine abaulada e um sorriso pintado na fuselagem, voa a uma velocidade média de 737 km/h e tem uma autonomia de voo de 4.000 quilômetros.


Pode operar em 12 destinos na Europa, incluindo as fábricas da Airbus na França, na Alemanha, na Espanha e no Reino Unido Ele é baseado no modelo A330-200 da Airbus, mas com modificações na estrutura e nos sistemas.


Segundo a Airbus, o Beluga XL oferece mais flexibilidade, eficiência e capacidade para redes de logística. Além disso, consome menos combustível e emite menos poluentes do que o seu antecessor.


O nome Beluga vem do mamífero marinho que tem uma protuberância na cabeça, semelhante à do avião. A Airbus também tem outros apelidos para os seus aviões, como A380 (Superjumbo), A350 (Mini-jumbo) e A220 (Baby-bus).





 

Ligações Externas:

bottom of page