Admirável mundo novo: Como é a logística de última milha à medida que a indústria transita para fora

O futuro da logística de última milha mudou drasticamente desde o início da pandemia e os operadores estão se tornando mais rápidos, mais inteligentes e mais experientes em tecnologia, de acordo com o CartonCloud, empresa de software logístico em rápida expansão com mais de 380 clientes na América do Norte, Austrália e Pacífico.

Seu fundador e CEO, Vincent Fletcher, conta como os operadores de logística de última milha passaram por algumas grandes adaptações para superar os desafios trazidos pelo COVID19


Fonte: Trechos extraídos de matéria publicada pelo AJOT - American Journal of Transportation



 

Depoimento de Vincent Fletcher, fundador e CEO da CartonCloud,

A indústria logística se adaptou para superar bloqueios, fechamentos de fronteiras e escassez de mão-de-obra, tudo isso enquanto atrai uma demanda meteórica por comércio eletrônico. As tendências que surgiram na última milha desde o início da pandemia continuarão bem no futuro, mesmo com as comunidades em todo o mundo voltando a um senso de normalidade.


O boom do e-commerce impactou significativamente as expectativas de entrega de última milha, que evoluíram para refletir as necessidades das comunidades em confinamento e isolamento. Uma grande mudança ocorreu no número de pessoas que começaram a usar plataformas de e-commerce, e as expectativas das pessoas para uma entrega mais rápida aumentaram. Os consumidores esperam entrega durante a noite, colocando enorme pressão nas operações de última milha.


As empresas maiores conseguiram implementar mudanças relativamente rapidamente, mas não é o caso dos negócios logísticos de pequeno e médio porte (SMBs). Para as SMBs, assumir uma demanda maior com uma reviravolta mais rápida e superar o aumento dos custos operacionais são enormes obstáculos a serem superados.

Não só os clientes agora querem seus itens mais rapidamente, mas surgiram maiores expectativas para o rastreamento, a emissão de relatórios e opções flexíveis no pedido e entrega.


Ter acesso instantâneo a pedidos atualizados, rastreamento de trânsito e bens de entrada significa que as empresas podem planejar com antecedência. Eles podem mover mercadorias entre serviços de transporte, armazém ou cross docking com velocidade e precisão.


A velocidade e a precisão que essa operação exige significa que há um enorme aumento na necessidade de transparência dos 3PLs para os operadores, seus parceiros e, finalmente, para os consumidores finais.


As empresas de logística de última milha tornaram-se mais rápidas, inteligentes e mais experientes em tecnologia. As SMBs têm procurado otimizar suas operações de todas as formas que puderem para que possam socar acima de seu peso e continuar a competir contra os principais players do setor.


Uma das principais maneiras de os SMBs agilizarem a maneira como eles funcionam são através de softwares de gerenciamento baseados em nuvem. O software de gerenciamento baseado em nuvem dá às empresas olhos em todo o seu processo e permite que elas aproveitem os fluxos de trabalho automatizados para aumentar a eficiência e a precisão.

Um sistema de gestão eficaz melhora a experiência do destinatário, que é um dos fatores mais críticos para os operadores logísticos de última milha no momento. Além disso, também os ajuda a oferecer um melhor atendimento ao cliente, com menos esforço.

Caminhões sem motorista para rotina, entregas de curta distância e pequenos itens entregues localmente por drones são apenas algumas das maneiras de inovação por parte das empresas. Embora essas novas ideias sejam interessantes e emocionantes, a principal tendência emergente é ver as empresas implementarem sistemas de software para simplificar e otimizar seus negócios.


A demanda por sistemas de gerenciamento baseados em nuvem na América do Norte no nível de SMB está crescendo rapidamente porque eles fornecem às empresas mais capacidade para otimizar sua operação e crescer. O software de gestão está se tornando essencial porque faz uma enorme diferença para as empresas que lidam com o aumento do trabalho e o estreitamento dos prazos de entrega. À medida que mais SMBs norte-americanos transitam para software de gestão, a cadeia de suprimentos como um todo se torna mais eficiente, mais sustentável e mais lucrativa.



 

A presente matéria é reproduzida de outra publicação e obedece a legislação brasileira de direitos autorais (Artigo 46 da Lei nº 9.610 / 1998). Os textos reproduzidos por TRC IN TIME não refletem necessariamente o endosso do site quanto seu conteúdo ou opiniões.

This article is reproduced from another publication and complies with Brazilian copyright legislation (Article 46 of Law No. 9,610 / 1998 Copyright Article 46 of Law No. 9,610 of February 19, 1998. The text in this publication does not necessarily reflect the site's endorsement of its content or opinions.

cubpb.gif