top of page

A Waymo permitirá que sua tecnologia seja combinada com uma plataforma Uber Freight.


Agence France-Presse via Industry Week.

A Uber e a unidade de veículos autônomos do Google, Waymo, disseram na terça-feira que estão unindo forças para obter caminhões sem motorista transportando carga nas estradas dos Estados Unidos.


Devido às grandes distâncias entre as cidades americanas e com o transporte rodoviário fundamental para a economia, as empresas veem a condução autônoma como uma forma de cortar custos e reduzir riscos.


A Waymo permitirá que sua tecnologia se integre a uma plataforma Uber Freight que conecta caminhoneiros com cargas em um giro sobre como a Uber permite que as pessoas chamem caronas usando aplicativos de smartphone.


“A rede de transportadores, transportadoras e tecnologia de mercado da Uber Freight é uma ótima combinação para o Waymo Driver”, disse o chefe de comercialização de caminhões da Waymo, Charlie Jatt, em comunicado.


As transportadoras que comprarem caminhões equipados com sistemas Waymo poderão optar por ter os veículos implantados como "ativos autônomos" na rede Uber Freight, disseram as empresas.


As empresas também explorarão juntas o potencial de criação de hubs onde a carga é facilmente transferida de caminhões autônomos para caminhoneiros humanos.

“Ambas as empresas vislumbram um futuro em que caminhões autônomos lidam com a parte de condução de longa distância, aliviando parte do ônus da crescente demanda por frete e, ao mesmo tempo, permitindo que os motoristas mudem para empregos de curta distância”, disseram no comunicado.


Antes que os caminhões sem motorista sejam permitidos nas estradas e rodovias, no entanto, vários testes ainda devem ser realizados para garantir que sejam seguros.

A Waymo vem testando caminhões autônomos em vários estados dos EUA.

“A rede digital extensa, eficiente e confiável da Uber Freight é essencial para tornar os caminhões autônomos uma realidade”, disse o chefe da unidade, Lior Ron.


A unidade de Fretes vem crescendo constantemente, de acordo com os resultados trimestrais.

bottom of page