top of page

A primeira empresa de trens de carga somente elétricos Varamis Rail começa a mover encomendas.

Atualizado: 18 de mai. de 2023

A empresa está usando antigos trens de passageiros elétricos convertidos para transportar carga em resposta à crescente demanda por entregas no dia seguinte.



O primeiro operador de transporte ferroviário de mercadorias exclusivamente elétrico do Reino Unido começou a movimentar encomendas entre a Escócia e a Terra Média.

A Varamis Rail está usando antigos trens de passageiros totalmente elétricos convertidos para transportar carga em resposta à crescente demanda por entregas no dia seguinte de mercadorias compradas on-line.


A maioria dos trens de carga nas ferrovias da Grã-Bretanha é movida a diesel, com uma velocidade média de cerca Phil Read ,"a indústria ferroviária procura desempenhar o seu papel na descarbonização do Reino Unido"


A Varamis Rail disse que seus trens podem chegar a 100 mph [160 km/h], com viagens entre o terminal de carga de Mossend, perto de Glasgow e Birmingham International, programadas para levar pouco menos de cinco horas.


O site da empresa pede que as empresas que precisam de encomendas rápidas usem o trem de alta velocidade como um diferencial confiável e de emissão zero para uma cadeia de suprimentos sustentável".


As operações experimentais ocorreram em outubro de 2022, com serviços noturnos regulares começando em janeiro de 2023.


A Network Rail trabalhou com o operador para garantir que ele tivesse acesso às linhas ferroviárias necessárias para as viagens.


O diretor administrativo da Varamis Rail, Phil Read, disse: "Como a mais nova operadora de trens do Reino Unido, a companhia está interessada em promover os benefícios sustentáveis que a ferrovia tem a oferecer à economia do Reino Unido, juntamente com a Network Rail.


"O aumento das compras on-line e entregas em domicílio nos últimos anos acelerou a demanda para encontrar uma solução mais ecológica para mover nossas encomendas, produtos ou mercadorias leves em todo o Reino Unido. Estamos incrivelmente gratos pelo apoio recebido da Network Rail para permitir o início de nossas operações e estamos ansiosos para continuar a construir esse relacionamento, já que a indústria ferroviária procura desempenhar seu papel na descarbonização do Reino Unido".


O gerente sênior comercial e de relacionamento com o cliente da Network Rail, Georgie Newby, disse que está “ muito satisfeito" por terem sido capazes de apoiar o lançamento deste novo serviço inovador da mais recente empresa operadora de transportes a se juntar à rede.


Ele disse também que esse “é o resultado de um trabalho árduo e dedicação em várias organizações, todas trabalhando em estreita colaboração para oferecer um ótimo serviço de carbono zero para as empresas de logística usarem. Estamos ansiosos para oferecer outras inovações para continuar aumentando a quantidade de logística de encomendas transportadas por ferrovia."


 

Texto-base original em inglês Neil Lancefield para the Independent



Comments


bottom of page